Neger: ´O processo de licitação tem de ser aberto para todos os operadores de comunicações`

O presidente da Abranet, Eduardo Neger, comentou a decisão favorável à associação em entrevista em vídeo durante o no Futurenet

Redução de custo não deve ser a principal motivação para adesão ao PTT

Os benefícios de se aderir a pontos de troca de tráfego (PTTs ou IX, de Internet Exchange) vão muito além da redução de custo. Ainda que esta tem sido a principal motivação, principalmente por parte dos provedores, Antônio Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do Ceptro.br/NIC.br, enfatizou que há várias oportunidades de negócios nos PTTs.


"Não há um dia sem problemas de segurança na internet", aponta Gilberto Zorello, do NIC.br

“Não há um dia em que não ocorra problema de segurança na internet”, destacou o coordenador de projetos do NIC.br Gilberto Zorello, em sua palestra no Futurenet. São, principalmente, ataques de negação de serviço (DDoS) e ataques ao protocolo BGP, além de vazamentos.


Empresas de internet precisam assegurar bom trânsito IP

As empresas prestadoras de serviços de internet precisam assegurar um bom trânsito IP, conforme explicou, em entrevista em vídeo, Renato Auricchio, da China Telecom do Brasil.


EVPN: o protocolo que muda o suporte e a entrega de serviços

O protocolo é um novo modelo para suporte no transporte e entrega de serviços. A padronização do EVPN ocorreu em 2015, explicou Tiago Setti, especialista em redes IP e óticas na NuiTec Consultoria em Tecnologia


Redes de fibra óptica dos provedores vão consolidar backhaul para o 5G

Para supertar as aplicações baseadas em vídeo, um novo padrão está surgindo: o XGS-PON, conta Leandro Kunh, da L8. Modelo para oferta de backhaul deverá ser semelhante ao do setor elétrico, adiciona o executivo.


Transformação digital é inevitável para as empresas de Internet

Jornada digital será uma exigência do cliente, destacou Allan Kelman Ajuz, CEO Telecall, ao participar do Futurenet, evento realizado pela Abranet, no Futurecom 2019.


ISPs podem atuar como MVNO para complementar oferta de voz fixa e dados

“Já temos alguns ISPs, principalmente, no Nordeste e no interior que se interessam. São, normalmente, provedores com mais de cem mil assinantes”, disse Bruno Kelman Ajuz, vice-presidente de marketing da Telecall 


Abranet - Associação Brasileira de Internet
Copyright © 2019 Abranet - Associação Brasileira de Internet ... Todos os direitos reservados