NOTÍCIAS
ABRANET integra conselho de governança do Open Banking
Por: Roberta Prescott - 21/07/2020

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) integra o conselho deliberativo do Banco Central responsável pela governança do processo de implementação no País do Sistema Financeiro Aberto (Open Banking). A Abranet faz parte do subgrupo 2.2, grupo composto também pela Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag) e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net). Inicialmente, a Abranet atua como titular da cadeira, com a Abipag como suplente, mas a ideia é existir uma rotatividade entre as entidades.

Compõem o conselho a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pelo subgrupo 1.1; a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) pelo subgrupo 1.2; a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) pelo subgrupo 1.3; a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) pelo subgrupo 2.1; e a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) pelo subgrupo 2.3. Cada uma das associações e sos grupos de associações eleitos indicaram representantes para o Conselho Deliberativo conforme o resultado do processo eletivo conduzido no âmbito do Sistema APS-Siscom.  

Carol Elizabeth Conway, da Abranet, lembrou que o Banco Central sempre enxergou a participação da associação como forma de agregar o que foi feito nos meios de pagamento. O Banco Central instituiu que as associações serão responsáveis pela estrutura inicial responsável pela governança do processo de implementação no País do Sistema Financeiro Aberto (open banking). 

A Abranet hoje é responsável pela cadeira titular para representar as três associações, coordenando os anseios de cada uma e dialogando com Banco Central. “As entidades foram eleitas para compor o conselho deliberativo que vai estabelecer a governança de open banking no País”, explicou Carol Conway.    

Neste momento, foco está em estabelecer o conselho que vai deliberar, o que se iniciou pela definição das cadeiras, e agora, com os representantes definidos, entra-se na fase de como será a estrutura básica de governança. O Banco Central (BC) adiou por uma semana — até 24 de julho — a entrega da estrutura inicial da governança do open banking por parte de representantes de bancos, fintechs e empresas de cartões.  

Abranet está focada em estabelecer padrões de segurança que sejam robustos e confiáveis e que, ao mesmo tempo, fomentem a competição e a inovação do ecossistema.  

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
28/07/2020
22/07/2020
21/07/2020
16/07/2020
14/07/2020
10/07/2020
02/07/2020
01/07/2020
26/06/2020
02/06/2020


Copyright © 2014-2020         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital