Publicada em: 26/05/2015 às 08:55
Notícias


Abranet Responde: como montar rede Wi-Fi para ofertar Internet compartilhada
Roberta Prescott

A Abranet recebeu uma questão de um leitor querendo saber como montar uma rede de Internet sem fio para dar acesso a dispositivos móveis. O diretor-geral da Matarazzo&Associados, Edmundo Matarazzo, explica em vídeo as implicações legais para esta empresa funcionar:

Com relação à parte técnica, será necessário montar uma infraestrutura para suportar a rede de roteadores para ofertar a Internet sem fio. Algumas soluções de gerenciamento de Wi-Fi ajudam as empresas a venderem o serviço a estabelecimentos comerciais e prefeituras, como explicou Sérgio Sá, diretor-comercial da WiFimax, relatou à Abranet em entrevista realizada durante a Futurecom 2014.

Na época, Sá enfatizou que há, sim, espaço para os ISPs criarem um negócio em cima da obrigação da guarda de logs e entrarem no provimento de serviço de acesso à Internet sem fio. Como exemplo, ele citou o movimento de as prefeituras proverem Wi-Fi grátis. “Todos os dispositivos têm Wi-Fi e isto é uma oportunidade para os provedores de internet”, destacou Sá, lembrando que a obrigatoriedade de identificar todos os usuários coloca os ISPs em vantagem. “O Marco Civil da Internet é bastante claro com relação a isto.”


Powered by Publique!