NOTÍCIAS
Abranet integra programa do TSE para combater fake news
Por: Redação da Abranet - 30/08/2019

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) vai fazer parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, que está sendo encabeçado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A adesão ao programa foi formalizada nesta sexta-feira, 30/08, em Brasília, em uma cerimônia que contou com a presença do presidente da entidade, Eduardo Neger, e da presidente da corte, Rosa Weber.

Segundo o termo de adesão, o programa tem o objetivo de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores nelas envolvidos. As ações, ainda não estabelecidas, serão executadas dentro dos interesses e limites de recursos de cada parceiro.

"A participação da Abranet no programa reforça nossa preocupação com a cidadania digital, ou seja, com o uso responsável da tecnologia e da internet", afirmou Neger. "Compreendemos que os esforços para combater as fakenews também passam pela promoção da educação digital e do uso responsável da tecnologia. Neste sentido as empresas brasileiras da cadeia de valor da internet estão engajadas para a transformação da rede em um ambiente mais positivo", acrescentou.

Segundo a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, o programa deverá ampliar e aperfeiçoar as medidas que foram tomadas nas eleições do ano passado para evitar a proliferação de notícias falsas pela internet e redes sociais contra a Justiça Eleitoral. 

"Sem dúvida, o enfrentamento dos problemas que o fenômeno provoca exige a adoção de ações de curto, médio e longo prazo, apoiadas em diversas áreas do conhecimento humano. São sérios e graves os danos que a desinformação pode causar à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral", disse a ministra. 

Ainda de acordo com o TSE, o programa terá parcerias com órgãos de imprensa para checagem de informações de procedência duvidosa, teste público de segurança das urnas, aumento das entidades que participam da verificação das urnas, como as Forças Armadas, além da disponibilização do código-fonte da urna para checagem de segurança do sistema.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
30/08/2019
28/08/2019
14/08/2019
09/08/2019
09/08/2019
12/07/2019
01/07/2019
20/05/2019
10/05/2019
08/05/2019


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital