Publicada em: 23/10/2017 às 13:34
Notícias


Ataques cibernéticos: cada vez mais sofisticados e perigosos
Redação

Os ataques cibernéticos que estão circulando no mundo estão mais sofisticados, incluindo atores estatais, spearphishing, aplicações móveis falsas, comprometimento de e-mail comercial, entre outros, revelou relatório Fraud Beat 2017, divulgado pela Easy Solutions, empresa especializada na prevenção de fraudes eletrônicas.

De acordo com Ricardo Villadiego, CEO da Easy Solutions, ninguém é imune a se tornar uma vítima de fraude, mas o que é particularmente preocupante para as organizações é o fato de que os usuários finais são o elo mais fraco na cadeia de segurança. 

No relatório, os especialistas em fraude descrevem as principais ameaças enfrentadas pelas organizações em 2017. Entre elas estão o phishing e o spearphishing; a falsificação de identidade nas redes sociais; trojans móveis e bancários; ransomware e hackers como atores estatais.

Os especialistas também recomendam que as empresas adotem uma estratégia de proteção de múltiplas camadas que inclua monitoramento proativo de ameaças externas por aprendizado de máquina (machine learning), uma estratégia de autenticação de usuários forte e que utilizem um protocolo de autenticação de e-mail, como DMARC, e análises comportamentais.

Segundo o relatório, 97% das pessoas não sabem como reconhecer com precisão um e-mail de phishing. Ataques ransomware afetou mais de 230 mil vítimas em 150 países e 10% dos usuários de redes sociais foram vítimas de um ataque cibernético. Já o número de e-mails corporativos comprometidos registrou aumento de 1300% de janeiro de 2015 a dezembro de 2016.  


Powered by Publique!