Publicada em: 19/09/2017 às 07:44
Notícias


Blockchain: saiba como esta tecnologia pode revolucionar o mundo
Roberta Prescott

Você pode não saber exatamente o que é blockchain, mas, certamente, já ouviu falar de bitcoin. A tecnologia que está por trás da moeda virtual vem ganhando, cada vez mais, espaço devido ao seu potencial de promover rupturas na maneira de mover ativos, tornando o processo mais fácil e barato e excluindo intermediários ou autoridades para fazer o controle.

Blockchain e a distribuição de registros contáveis promete revolucionar indústrias, porque criam a capacidade de usar registros que não podem ser adulterados e que têm veracidade intrínseca. O blockchain — ou, em tradução livre, cadeia de blocos — é uma rede descentralizada ponto-a-ponto (do inglês peer-to-peer) que tem na sua base o conceito de livros-caixa distribuídos.

O ineditismo do blockchain reside no fato de os detentores dos livros-caixa ou livros contáveis serem os próprios pares. Para tudo funcionar perfeitamente, existe um protocolo de sincronismo (que também está sendo chamado de protocolo da confiança) para fazer a atualização e constatar a veracidade cada vez que um dado é inserido. Para garantir a segurança e legitimidade, o sistema conta com entidades chamadas de miners, responsáveis por atualizar o blockchain, validando e executando as transações e adicionando novos blocos à rede. Os miners atuam como os bibliotecários do blockchain.

Clique aqui para ler a reportagem completa da revista Abranet.


Powered by Publique!