Ainda há bastante espaço para expansão da infraestrutura de fibra ótica, seja para substituir legado, seja para expansão da rede. A aposta vem de Silvia Folster, CEO da Cianet, empresa de Florianópolis que desenvolve soluções para provedores de internet de todo o Brasil.
A Cianet, que cresceu 17% em 2017 em comparação a 2016, espera aumento de 25% em seu faturamento neste ano. “Os provedores ainda têm muita expansão de rede a ser feita, com troca de tecnologia e espaço para crescimento de infraestrutura”, disse à Abranet.
Além da rede, Folster lembra que o mercado de provedores tem outras necessidades, como ganho de eficiência operacional com a adoção de inteligência artificial e inteligência cognitiva, para, por exemplo, automatizar atendimento, buscar outras formas de monetizar o investimento já feito em infra e utilizar os dados para tomar decisões mais acertadas.
“Eles podem aproveitar melhor a rede que já tem passada, como tendo ofertas de internet das coisas, big data e uso de IA”, disse. Para a CEO, os provedores começam a se mover na direção de diversificar a oferta.
Outra tendência, na visão da CEO, é consolidação. “É algo inevitável. Não queremos levantar bandeira, mas estamos o movimento de ISPs maiores comprando os menores”, apontou.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |