Publicada em: 01/03/2018 às 08:33
Notícias


Cianet aposta em aumento de infraestrutura de fibra ótica para ISPs
Roberta Prescott

Ainda há bastante espaço para expansão da infraestrutura de fibra ótica, seja para substituir legado, seja para expansão da rede. A aposta vem de Silvia Folster, CEO da Cianet, empresa de Florianópolis que desenvolve soluções para provedores de internet de todo o Brasil.

A Cianet, que cresceu 17% em 2017 em comparação a 2016, espera aumento de 25% em seu faturamento neste ano. “Os provedores ainda têm muita expansão de rede a ser feita, com troca de tecnologia e espaço para crescimento de infraestrutura”, disse à Abranet.

Além da rede, Folster lembra que o mercado de provedores tem outras necessidades, como ganho de eficiência operacional com a adoção de inteligência artificial e inteligência cognitiva, para, por exemplo, automatizar atendimento, buscar outras formas de monetizar o investimento já feito em infra e utilizar os dados para tomar decisões mais acertadas.

“Eles podem aproveitar melhor a rede que já tem passada, como tendo ofertas de internet das coisas, big data e uso de IA”, disse. Para a CEO, os provedores começam a se mover na direção de diversificar a oferta.

Outra tendência, na visão da CEO, é consolidação. “É algo inevitável. Não queremos levantar bandeira, mas estamos o movimento de ISPs maiores comprando os menores”, apontou.  


Powered by Publique!