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Cisco projeta aumento de ataques DeOS
Por: Redação Abranet - 27/07/2017

Os ataques de “destruição de serviço” (DeOS), que são capazes de eliminar os backups e redes de segurança das empresas, podem se tornar cada vez mais frequentes, aumentando o risco para as empresas. O alerta consta do Cisco 2017 Midyear Cybersecurity Report, que destacou ainda a vulnerabilidade das empresas ao incorporarem internet das coisas, sem planejarem a segurança.

O estudo, divulgado nesta semana pela empresa, lembrou dos casos recentes de ciberataques como o WannaCry e o Nyetya e chamou a atenção para a rápida disseminação e o grande impacto que esses incidentes podem causar já que, em princípio, parecem típicos casos de ransomware, mas, na verdade, acabam sendo muito mais destrutivos. Os ataques de “destruição de serviço” (DeOS) — termo usado pela Cisco para definir essas ameaças — podem ser muito mais prejudiciais, já que não possibilitam a recuperação de dados pelas empresas.

Em nota, Ghassan Dreibi, gerente de desenvolvimento de negócios de segurança para América Latina da Cisco, destacou que os criminosos estão se tornando cada vez mais criativos na maneira como estruturam seus ataques. Destaque para as vulnerabilidades decorrentes da internet das coisas. Com mais dispositivos conectados, há mais brechas de segurança, que são responsáveis pelo crescente número de ameaças.

A recente atividade de botnet de IoT (rede de robôs criada com dispositivos de IoT infectados) já indica que alguns hackers podem estar se preparando para uma ameaça cibernética de alto impacto e em larga escala que poderia interromper a própria internet.

Medir a eficácia das práticas de segurança em relação a esses ataques é crítico. A Cisco diz que houve melhoria na redução do tempo de detecção, ou seja, a janela de tempo entre uma invasão e a detecção da ameaça. A rapidez é fundamental para restringir o espaço operacional dos hackers e minimizar os danos causados pelas invasões. Desde novembro de 2015, a Cisco diminuiu a média de tempo de detecção de pouco mais de 39 horas para cerca de 3,5 horas do período de novembro de 2016 a maio de 2017. Esse índice é baseado na telefonia remota obtida dos produtos de segurança da Cisco implantados no mundo todo.

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