NOTÍCIAS
Como evitar queda da conexão Wi-Fi
Por: Redação Abranet - 09/06/2017

Nenhum cliente fica satisfeito quando não consegue acessar a rede ou ela cai no meio de atividades na internet. É preciso saber evitar tais imprevistos e ajudar os consumidores a resolver os problemas. De acordo com Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, as causas podem variar de roteador sobrecarregado, sinal fraco, interferência à falta de atualização de firmware ou drivers. 

Paiva explica que alguns roteadores Wi-Fi podem enfrentar um blackout de Wi-Fi quando sua rede é muito utilizada (como por exemplo com transmissão simultânea, download, transferência de arquivos grandes, jogos on-line etc.). Isso pode fazer com que os roteadores falhem temporariamente. Ou seja: esse equipamento funciona bem, mas não é a combinação certa para suas necessidades de rede. Neste caso, é preciso avaliar a demanda para escolher um modelo de roteador que acomode todos os dispositivos. 

O sinal Wi-Fi também pode ser fraco ou não se estender o suficiente. Quanto mais longe se ficar, mais instável será a conexão Wi-Fi. Deslocar os dispositivos para mais perto do roteador é uma maneira de resolver a questão, mas nem sempre é possível, relata Paiva. Trocar o roteador para um mais poderoso pode definitivamente ajudar, mas uma alternativa é adicionar um repetidor de sinal com tecnologia powerline, que utiliza a rede elétrica para levar o sinal de um ambiente para outro sem complicações.

Deve-se também identificar se há muita interferência na rede sem fio, afinal, o roteador não é o único equipamento a emitir sinal. Paiva lembra que vários itens domésticos, como dispositivos Bluetooth, fornos de micro-ondas, TVs e telefones sem fio, também emitem sinais de rádio que podem interferir na rede Wi-Fi quando estão em uso. Mover o roteador para longe desses equipamentos é uma solução fácil, mas, se por algum motivo você precisa colocá-lo ao lado de algum deles, a sugestão do gerente é alterar algumas das configurações de Wi-Fi dos dispositivos. A atualização para um roteador como o Wi-Fi AC1900 (DIR-879) oferece a capacidade de conectar os dispositivos à banda padrão de 2,4 GHz ou menos movimentada de 5 GHz (se compatível), o que pode diminuir a interferência.

Por fim, Paiva destaca que firmware ou drivers precisam de atualização. Ele explica que os computadores se conectam a uma rede Wi-Fi usando um driver de dispositivo e roteador cria um sinal Wi-Fi com base em seu firmware. Os drivers de rede e o firmware podem ocasionalmente afetar a conexão de rede se um ou ambos exigem atualização. Portanto, deve-se verificar sempre se há atualizações de drivers em seu computador e instalar o novo firmware para o roteador na página do produto no site do fabricante. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
03/10/2017
18/09/2017
11/09/2017
29/08/2017
16/08/2017
14/08/2017
11/08/2017
09/08/2017
02/08/2017
24/07/2017
EDIÇÃO 22
set/nov 2017
Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital