NOTÍCIAS
Conselheiro contra neutralidade de rede, Ajit Pai assume FCC
Por: Roberta Prescott - 24/01/2017

O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, confirmou a escolha do conselheiro Ajit Pai para o comando da agência reguladora de telecomunicações dos EUA, a Federal Communications Commission (FCC). Pai é conhecido por ser crítico à neutralidade de rede, além de defensor do estado mínimo e uma abordagem de mercado livre para os regulamentos.

Advogado atuante em Washington, Ajit Pai trabalhou no Senado, no Departamento de Justiça e entrou como conselheiro na FCC em 2012 por indicação do então presidente Barack Obama (apesar de não compartilhar as ideias de Obama, a tradição manda dar dois dos cinco assentos na FCC para partidos minoritários). Antes da FCC, Pai passou por um período na operadora Verizon. Como regulador, ele votou contra propostas feitas pelos democratas (partido de Obama e do ex-presidente da FCC Tom Wheeler) incluindo aquelas para estabelecer regras de neutralidade de rede.

Na administração de Wheeler, a FCC moveu-se para impor as regras de não-bloqueio, sem limites e sem discriminação para provedores de serviços de Internet. Com maioria democrata, a agência moveu-se na direção de estabelecer poderes de supervisão para ajustar as primeiras restrições de privacidade para os ISPs, às quais Pai opôs.

Embora as regras de neutralidade da rede tenham sido confirmadas no tribunal, Pai sinalizou, em carta após a consagração de Trump como presidente dos EUA, planos para rever regulamentos da neutralidade de rede o mais rápido possível. O site The Verge afirma que Pai defende que o problema que a neutralidade de rede estaria tentando resolver — grandes provedores de internet agindo como guardiões do que vemos e fazemos online — não existe.  

Em nota, a 5G Americas parabenizou Pai pelo cargo e afirmou que o admira há tempos, especialmente devido a seu foco em prover mais espectro ao mercado. Enquanto conselheiro, ele afirmou que a chave para o desenvolvimento da tecnologia 5G nos Estados Unidos é liberando mais espectro, removendo barreiras à implantação de infraestrutura e encorajando a inovação e o investimento em tecnologias móveis e de redes.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

EDIÇÃO 22
set/nov 2017
Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital