NOTÍCIAS
Coprel Telecom conecta 300 famílias em Marau, no interior do RS
Por: Roberta Prescott - 22/10/2019

A Coprel Telecom, uma das associadas Abranet contempladas na premiação da 8ª edição do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, levou oferta de banda larga e telefonia fixa para Marau, um pequeno município gaúcho a 270 quilômetros de Porto Alegre (RS). O projeto foi feito em parceria entre a Coprel Telecom, que tem sede em Ibirubá (RS), a prefeitura de Marau, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), a Associação das Empresas de Marau e a Associação Comercial e Industrial de Marau. 

“O projeto colocou câmeras de videomonitoramento nas vias conectadas junto à brigada militar para proporcionar maior controle e segurança rural. Vimos que poderíamos levar mais fibra ótica e prestar serviços de internet e telefonia para as casas no interior, além do projeto de videomonitoramento do projeto público”, contou Rodrigo Machado, gerente-comercial da Coprel Telecom. “Unimos força, usando bem os recursos públicos e privados para os ativos serem usados para mais serviços”, completou. 

O projeto começou no início de 2018 e hoje a Coprel chega a 19 comunidades, tendo 300 famílias clientes do seu serviço batizado de Triway. Antes, os atuais clientes ou não possuíam acesso à internet ou eram clientes de provedores locais de internet via rádio. A meta, segundo Machado, foi cumprida, mas ele não descarta a possibilidade de o projeto ser estendido. “Temos ocupação de praticamente 90% de onde passamos a infraestrutura.”

Os investimentos totais em todo o projeto, feitos em conjunto na parceria público-privada (PPP), foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão. “O que foi mais entusiasmante neste projeto foi a capacidade de se organizar PPP com melhor aproveitamento do recurso e conseguir mobilização das pessoas que seriam impactadas”, disse.  

Os investimentos contemplaram o backbone que liga Passo Fundo a Marau e a implantação de data center para monitoramento das operações, de acordo com o Anuário. Do total investido, a maior parte dos recursos foi proveniente da Coprel Telecom, que tem hoje 20 mil clientes, e a prefeitura participou com R$ 150 mil. 

Os pacotes disponíveis para comercialização são os mesmos oferecidos na área urbana: para o segmento residencial, o usuário pode optar por velocidades de até 320 Mbps; no âmbito corporativo, até 10 Gbps. Os clientes pagam uma taxa de instalação e dispõem de suporte integral, sem custo adicional.

Três associadas Abranet foram premiadas. A Coprel Telecom ficou em primeiro lugar na categoria operadoras regionais, Neger Telecom foi segunda colocada na categoria software e serviços e Alta Rede logrou a terceira colocação em operadoras regionais.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
12/11/2019
08/11/2019
31/10/2019
31/10/2019
30/10/2019
30/10/2019
29/10/2019
29/10/2019
29/10/2019
28/10/2019


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital