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Corning estrutura nova operação e mira mercado de ISPs
Por: Redação da Abranet - 02/08/2019

O mercado de empresas de internet está cada vez mais aquecido e chamando a atenção de companhias de diversos segmentos. Nesta semana, a Corning, especializada em inovação na ciência dos materiais, anunciou uma nova estrutura operacional para atender aos provedores regionais de internet (ISPs) de maneira mais eficiente. De acordo com a corporação, o crescimento das operações dos ISPs e a expansão da banda larga no Brasil foram motivadores para mexer na estrutura. 

Como resultado das mudanças operacionais, a Corning espera terminar 2019 com um forte crescimento de receita em comparação a 2018 e com o momentum necessário para impulsionar o crescimento de seus negócios com operadoras regionais em 2020. De acordo com dados divulgados pela ANATEL, entre 2015 e 2017, o total de acessos mensais à internet, via fibra óptica, saltou de 128 mil para 936 mil, somente entre os provedores. Em 2018, as conexões feitas por meio da tecnologia quase dobraram, chegando a 5,7 milhões (18% dos acessos fixos à internet).  

Para Tadeu Viana, diretor de vendas para a América Latina e Caribe da Corning, o aumento do acesso à internet através da fibra óptica realmente destaca a importância dos ISPs no mercado, com quase 70% das conexões de internet feitas por provedores regionais.  

No entanto, Corning, ressaltou que o grande número de conexões estabelecidas até o momento representa menos de 1% de todas as residências brasileiras e menos de 20% penetração no país como um todo. Viana disse acreditar que, apesar do crescimento exponencial do mercado, as tendências indicam que as taxas de crescimento permanecerão estáveis por cerca de cinco anos. “O Brasil é um país muito grande, então, há espaço suficiente para os provedores e operadoras – especialmente porque as tecnologias emergentes, como o 5G, exigirão a substituição de redes de cobre por redes de fibra", explicou.

A Corning divulgou que está expandindo sua estratégia de vendas, passando de um foco em grandes clientes de telecomunicações para incluir também as operadoras regionais. Como o mercado de provedores é muito fragmentado e não se concentra no eixo SP-RJ (geralmente, os ISPs estão localizados fora das grandes cidades para captar mercados mal atendidos pelas grandes operadoras), a empresa está colaborando com canais de distribuição para ampliar seu alcance geográfico.

Além das parcerias históricas que a Corning possui com canais de distribuição na América Latina, como a Anixter e Power&Tel, a empresa também se aliou a novos canais em 2018, incluindo DPR e WDC no Brasil, para expandir seus negócios com os ISPs. Para Viana, colaborar com novos canais de distribuição permitirá a empresa a atender mais clientes no mercado.  

Em 2013, a Corning adquiriu uma fábrica no Rio de Janeiro. Até o ano passado, as grandes operadoras eram o foco principal do polo industrial. Como parte de sua nova estrutura operacional, a empresa aumentou suas linhas de produção industrial para atender tanto à demanda de operadoras e quanto de provedores de internet.

Os principais objetivos da aquisição da fábrica no Rio de Janeiro, segundo a empresa, foram aumentar a participação da Corning no mercado brasileiro, obter competitividade de preço e ter a capacidade de customizar produtos. Viana explicou que é preciso entender que uma solução adequada para a Europa, por exemplo, não será, necessariamente, adequada para o Brasil, porque as necessidades e condições físicas e meteorológicas variam de lugar para lugar.

“Lá, muitos países possuem redes de fibra majoritariamente subterrâneas, enquanto as nossas são quase todas aéreas, por isso precisamos de produtos muito resistentes. Ter uma fábrica local nos permite personalizar equipamentos que vêm de fora e criar soluções que sejam totalmente direcionadas ao mercado brasileiro", disse no comunicado à imprensa.  

Quando a Corning adquiriu e estabeleceu as operações da fábrica do Rio de Janeiro, o portfólio estava focado em redes de cobre. Na época, cerca de 90% do faturamento da fábrica vinha do cobre. Até o final deste ano, a empresa espera que mais de 90% de sua receita venha de fibras ópticas. Outra ação que ajudou a companhia a se expandir para o mercado de provedores foi a aquisição da divisão de telecomunicações da 3M. Por possuir um portfólio complementar que se encaixa no mercado de ISPs, a aquisição feita pela Corning provou ser estratégica e possuir o potencial de oferecer ótimos resultados.

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