NOTÍCIAS
Empresas projetam até 30% da receita vindo de Internet das Coisas em dois anos
Por: Da Redação da Abranet - 30/07/2019

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 30/07, o IoT Signals, uma nova pesquisa elaborada para fornecer uma visão global do cenário da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). A Microsoft pesquisou mais de 3.000 tomadores de decisões de IoT em organizações empresariais para dar ao setor uma visão holística e de mercado do ecossistema de IoT, incluindo taxas de adoção, tendências de tecnologias relacionadas, desafios e benefícios da IoT.

O relatório indica que a adoção de IoT está crescendo rapidamente, e os entrevistados acreditam que 30% da receita de sua empresa daqui a dois anos virá graças à IoT. No entanto, o setor enfrenta uma lacuna significativa de habilidades em IoT, além de desafios de complexidade e segurança que podem comprometer os benefícios de negócios se não forem abordados.

“A IoT está transformando empresas em todos os setores e impulsionando inovações revolucionárias”, disse Sam George, diretor de Azure IoT. “Nossa pesquisa mostra que liberar todo o potencial da IoT exige que o setor lide com os principais desafios, como escassez de habilidades, preocupações com segurança e complexidade da solução", acrescenta o eexecutivo.

Principais conclusões do levantamento IoT Signals:

85% dos entrevistados estão em processo de adoção de IoT e três quartos deles têm projetos de IoT no planejamento.

Entre os que adotam a IoT, 88% acreditam que a IoT é fundamental para o sucesso do negócio.

Os que já adotaram IoT acreditam que verão um retorno do investimento (ROI) de 30%, incluindo economias e eficiência, daqui a dois anos.

Quase todos os que adotam IoT (97%) têm preocupações de segurança ao implementá-la, mas isso não impede a adoção.

38% dos que adotaram a IoT citam a complexidade e os desafios técnicos de usar a tecnologia como uma barreira para promover sua adoção.

A falta de talentos e treinamento apresenta desafios para metade dos que adotaram a IoT, e 47% dizem que não há profissionais qualificados suficientes disponíveis.

Os entrevistados acreditam que os mobilizadores fundamentais de tecnologia para o sucesso da IoT nos próximos dois anos são Inteligência Artificial, computação de fronteira e 5G.

Quase um terço dos projetos (30%) falha na fase de prova de conceito, geralmente porque a implementação é cara ou os benefícios finais não são claros.

A proliferação de dispositivos de IoT permite que as empresas levem a inteligência da nuvem à fronteira, para criar soluções que sejam adaptáveis e responsivas a seus ambientes. “De acordo com os estudos Global DataSphere IoT Devices e Data Forecast, o IDC espera que haja 41,6 bilhões de dispositivos de IoT conectados até 2025, crescendo a uma taxa de 8,9% durante o período da previsão”, disse Carrie MacGillivray, vice-presidente de grupo de IoT, 5G e Mobilidade no IDC.

“À medida que o mercado amadurece, a IoT se torna cada vez mais o tecido que permite a troca de informações de ‘coisas’ para pessoas e processos. Os dados tornam-se o denominador comum – à medida que são capturados, processados e usados a partir das fronteiras mais próximas e mais distantes da rede para criar valor para indústrias, governos e a vida dos indivíduos.”

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

EDIÇÃO 27
abril-junho 2019
A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital