Publicada em: 01/03/2019 às 08:03
Notícias


Escola de Governança da Internet terá curso gratuito em julho
Redação Abranet

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promovem em julho o Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI). Esta edição será realizada de 7 a 12 de julho, em São Paulo e é voltado a profissionais, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores interessados em aprofundar o conhecimento sobre temas do universo da governança da Internet no País e no mundo.

Em sua 6ª edição, o curso aprofundará temas relevantes para o cenário atual como privacidade e proteção de dados pessoais, os desafios oriundos da aprovação da LGPD, questões éticas em aplicações de inteligência artificial, governança dos algoritmos, entre outros. A inscrição para o processo seletivo é gratuita e pode ser realizada por meio do portal da Escola: www.egi.nic.br.

De acordo com as instituições, já foram formados cerca de 300 alunos formados e a EGI é referência no Brasil para capacitação e construção de conhecimento sobre governança da Internet. Em nota, Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br e diretor da EGI, destacou que o curso intensivo oferece uma oportunidade única de engajar-se com temas pertinentes à governança da Internet, a partir de imersão total e dedicação exclusiva durante uma semana.  A equipe de docentes da EGI é formada por conselheiros e assessores do CGI.br, profissionais do NIC.br, entre outros especialistas de destaque.

Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos professores do curso, a EGI proporciona um momento de aprofundamento de conceitos e contextos sobre o funcionamento da Internet. Conhecendo os aspectos técnicos que envolvem o ecossistema da rede, podemos avançar no enfrentamento dos desafios impostos à sociedade e na proposição de políticas eficazes. Conceitos como inimputabilidade da rede e neutralidade da rede, por exemplo, se baseiam em princípios de engenharia de rede. “Se não entendermos o funcionamento da Internet como poderemos fazer um debate qualificado sobre os desafios que se impõem pelo uso cada vez mais disseminado da Internet na sociedade?”, ressalta Getschko.

O Curso Intensivo da EGI possui 50 horas de duração. Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher formulário, enviar currículo e produzir um texto de uma página em português sobre temas relacionados à governança da Internet dentro da sua área de atuação. O Curso será ministrado em português.nO prazo para concluir a inscrição termina no dia 28 de abril e a divulgação dos candidatos selecionados acontecerá na última semana de maio. Além das atividades presenciais os alunos cumprirão atividades à distância, como preparação para o curso. Detalhes adicionais em: http://egi.nic.br/curso-intensivo-egi/.


Powered by Publique!