NOTÍCIAS
Evandro Varonil é eleito para LACNIC
Por: Roberta Prescott - 25/10/2018

O brasileiro Evandro Antonio Ramos Terra Varonil de Sousa foi eleito como membro da diretoria da organização não-governamental internacional LACNIC, que faz o registro de endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe. Para ocupar as três vagas, além de Varonil, elegeram-se o colombiano Alejandro Guzman e o argentino Julian Esteban Lescano Cameriere.

"Falta-me eloquência para agradecer pela vitória acachapante e os 2.835 votos alcançados nas eleições para diretoria do LACNIC. A maior votação do LACNIC de todos os tempos", disse, após saber do resultado. "Não é uma vitória pessoal, mas, sim, de todos nós e um grande exemplo da força que tem a união dos provedores. Certamente, isso me traz ainda mais responsabilidade em ouvir as mais diferentes opiniões da nossa classe, saber compilá-las e defendê-las em favor da coletividade na importante comunidade do LACNIC onde está representado não só o Brasil, mas toda a América Latina."

Dez candidatos, sendo três brasileiros, concorreram para ocupar uma das três vagas de membros para a diretoria LACNIC. Evandro Varonil disputou com Rafael Gomes de Cresci e Hartmut Richard Glaser. Aristóteles Dantas Gaudêncio se inscreveu, mas renunciou à candidatura.

O LACNIC é dirigido e administrado por uma diretoria composta por sete membros. Os candidatos eleitos ocuparão uma posição na diretoria de LACNIC por um período de três anos a partir de 1º de janeiro de 2019. A diretoria é responsável por regulamentar os critérios objetivos e detalhados das causas de incompatibilidade dos membros eletivos de LACNIC, assim como aqueles casos limites ou duvidosos. 

O período de votação online foi de 12 a 19 de outubro. Evandro Varonil foi o mais votado, obtendo 2.835 votos (30% do total). Guzman recebeu 1.367 (15%) e Esteban Lescano, 1.105 (12%).

Os brasileiros Rafael Gomes de Cresci e Hartmut Richard Glaser foram terceiro e quarto mais votados, com 1.299 (14%) e 1.191 (13%), respectivamente. Porém, as regras estabelecem que não pode haver mais de dois diretores que sejam cidadãos de um mesmo país ou território da região. Por essa razão, os candidatos Glaser e Cresci não resultaram eleitos por ter a mesma cidadania do candidato Evandro Varonil e do atual integrante da Diretoria, Wardner Maia. Leia mais detalhes da votação aqui

A diretoria de LACNIC se reúne periodicamente (aproximadamente dez vezes ao ano) por meio de conferências telefônicas ou conferências web com uma duração aproximada de duas horas. Também realiza três reuniões presenciais ao ano, duas das quais sucedem durante os eventos principais de LACNIC, e a terceira geralmente entre novembro e dezembro na sede de LACNIC.

O Lacnic foi estabelecido no Uruguai em 2002 e é responsável pela designação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), números autônomos e resolução inversa, entre outros recursos para a região da América Latina e o Caribe. Ele faz parte de um dos cinco Registros Regionais da Internet no mundo.

A organização é administrada e dirigida por uma diretoria composta por sete membros eleitos por seus associados, um conjunto de cerca de 7 mil organizações que operam as redes e prestam serviços em 33 territórios da América Latina e o Caribe.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
25/10/2018
11/10/2018
09/10/2018
27/09/2018
26/09/2018
24/09/2018
21/09/2018
06/09/2018
05/09/2018
01/06/2018
EDIÇÃO 25
agosto-outubro 2018
Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2018         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital