NOTÍCIAS
FINEP anuncia linha para a compra de equipamentos de telecom para provedores
Por: Ana Paula Lobo - 01/06/2017

A Finep, braço de investimentos em tecnologia e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), vai abrir a sua primeira linha de crédito para a compra de equipamentos de Telecomunicações, com preço mínimo a partir de R$ 500 mil. A entidade possui R$ 630 milhões em recursos, que serão utilizados nos próximos três anos. Mas há equipamentos que estão ficando fora desse benefício, entre eles, fibra óptica.

"A Finep sempre financiou quem desenvolve a inovação, muitos deles são a indústria que, agora, vão ser beneficiadas também pelo financiamento para equipamentos. Foi uma forma de financiar a inovação e incentivar a construção de infraestrutura de telecomunicações. O anúncio do programa acontecerá no dia 19 de junho, com recursos do Funttel", detalhou o diretor de Inovação da instituição, Márcio Girão, durante participação no Abrint 2017, em São Paulo.

Terá direito ao crédito, empresa de qualquer porte que apresente um projeto de infraestrutura de telecomunicações, inclusive provedores regionais, uma vez que o modelo de garantias será modificado. "O limite do crédito será a capacidade financeira da empresa. Nós já decidimos que não vamos deixar concentrar os investimentos em poucas operadoras. A ideia é fomentar mesmo a infraestrutura e permitir que o pequeno provedor tenha recurso para fazer rede. Hoje ele está usando o capital de giro para isso e não há como sustentar este modelo em um ambiente econômico conturbado", pontuou Girão.

Os equipamentos só poderão ser comprados dos fabricantes que estão incluídos na portaria 950, do MCTIC, criada em 2006, em apoio à tecnologia nacional. A ideia é que a taxa de juros fique em torno de 7%. A exclusão da fibra óptica da linha foi determinada pelo valor mínimo a ser adquirido, segundo explicou o executivo da FINEP.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

EDIÇÃO 22
set/nov 2017
Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital