Publicada em: 03/10/2017 às 16:18
Notícias


FUTURENET 2017: Parcerias com universidades fomentam inovação das empresas
Roberta Prescott

Firmar parcerias com universidades pode ser um caminho para fomentar a inovação. Em palestra no Futurenet 2017, evento realizado pela Abranet durante a Futurecom, nessa segunda-feira (2/10), o diretor-executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi, falou sobre como a universidade pode ajudar a indústria.

Frateschi mostrou dados comparativos entre as patentes requeridas pelo Brasil e pelos Estados Unidos evidenciando no, enquanto aqui as universidades públicas lideram os pedidos, nos EUA são as companhias privadas. “A primeira universidade dos EUA que aparece é a da Califórnia em 71º lugar. Pesquisa e desenvolvimento se fazem na indústria e a universidade pode ajudar”, ressaltou, para acrescentar que no Brasil há pouco P&D nas empresas. 

Na Unicamp, as empresas podem integrar o parque de ciência e tecnologia da universidade. “É uma maneira de entrar e a companhia faz um projeto de P&D lá dentro”, disse. “Neste ecossistema, são gerados na ordem de 22 mil empregos e um faturamento de R$ 3 bilhões de reais.”


Powered by Publique!