Publicada em: 16/04/2019 às 16:14
Notícias


Formalização é urgente para empresas familiares ficarem atraentes para fusões e aquisições
Roberta Prescott

Reunir as informações de forma correta é fundamental para a due diligence durante o processo transações de fusão ou aquisição (M&A, na sigla em inglês). Segundo explicou Luis Carlos Szymonowicz. Sócio-fundador da Szymonowicz Advogados Associados, em entrevista em vídeo durante a Convenção Abranet, a diligência, assim como outros procedimentos, como avaliação, levantamento dos documentos, a transparência, a identificação de problemas e a correção, faz parte da preparação para M&A.

Para ele, ainda existe uma grande informalidade nas empresas familiares no Brasil e há de se ter uma conscientização pró-formalização. “O Brasil está sendo passado a limpo, já evoluiu e não permitirá informalidade. Ao contrário, a formalidade permite crescimento, transparência, gestão, governança. E tudo isto agrega valor”, ressaltou. “Decidir por fazer é sair da zona de conforto, é arregaçar as mangas com objetivo principal de saber o que você tem, qual é o valor de seu negócio”, pontuou.

Szymonowicz assinalou que o segmento que abrange as associadas à Abranet ainda não passou por consolidação. De acordo com ele, a consolidação deve vir a acontecer, visto que se trata de um setor com importante movimentação econômica e geração de empregos por serem prestadores de serviço. “A consolidação depende de um pouco de visão. Nossa perspectiva é que não vai acontecer uma consolidação em massa, mas que vai começar pontualmente, por partes ou por alguma empresa e isto vai se avolumando, como foi em vários segmentos da economia. E, quando acontece, ela é avassaladora e, se a empresa não estiver preparada, ela simplesmente fica de fora”, disse.

Confira a entrevista na íntegra.


Powered by Publique!