Publicada em: 16/01/2019 às 05:12
Notícias


Furukawa aposta em microcabos ópticos para expansão das redes
Redação Abranet

A Furukawa está apostando em microcabos ópticos e na instalação em microdutos por meio da técnica de sopramento como forma de contornar as dificuldades como a falta de espaço nos postes das distribuidoras de energia elétrica e os transtornos causados pelo enterramento dos cabos que levam banda larga até as residências. Esses têm sido os principais obstáculos para a instalação e expansão das redes ópticas de comunicação nas cidades - especialmente as grandes metrópoles.

Para Xavier Chiron, responsável pela engenharia de produtos de broadband da Furukawa, a técnica dos microcabos dá mais velocidade ao trabalho de instalação, além de causar menos transtornos à população, uma vez que as valas em que os microdutos podem ser instalados são pequenas. Ele explica que a solução é indicada para cidades em que não há mais espaço para novos cabos nos postes ou que querem reduzir a poluição visual causada pelo emaranhado de fios instalados pelas diversas operadoras.

Os novos microcabos Furukawa podem conter até 288 fibras ópticas monomodo, em um produto com redução de até 50% no diâmetro, em comparação aos cabos ópticos convencionais. Chiron explicou que a técnica de instalação por sopramento é essencial para alcançar esse aumento de densidade e que, como a instalação não é por tracionamento, o microcabo possui requisitos mecânicos mais brandos, quando comparado aos cabos convencionais. Com isso, disse, é possível colocar mais fibras ópticas em um cabo com diâmetro menor.


Powered by Publique!