Publicada em: 28/05/2018 às 11:15
Notícias


Furukawa desenvolve solução para facilitar instalação de caixa de acesso fora de postes
Redação Abranet

A instalação de caixas de acesso nos postes já saturados das distribuidoras de energia elétrica hoje é um fator que dificulta a aprovação e implantação de projetos de redes FTTH pelos provedores, segundo explica Rodrigo Arenales Arantes, da área de engenharia de aplicações da Furukawa.

Observando este entrave, a fornecedora desenvolveu uma solução que permite instalar a caixa de acesso fora do poste, sob a cordoalha no vão entre postes. É a caixa de terminação óptica (CTO) Inline para redes de acesso conectorizadas.

A fabricante detalha que a nova solução — caixa de acesso FK-CTO-16MI (Inline) — tem duas entradas e quatro derivações para cabos de 6 mm a 15 mm e possui sistema de trava única e bandeja basculante articulada na vertical para facilitar o trabalho do técnico.

Outra solução da Furukawa focada nos provedores de internet é a EZ! Lux FTTH, destinada a empresas que querem construir suas redes com baixo investimento inicial, porém, com flexibilidade para crescer rapidamente, acompanhando o aumento da demanda do mercado (no conceito de pay as you grow).

De acordo com Arenales, essa solução permite investir 70% menos do que seria gasto na construção total de uma rede FTTH convencional e ir expandindo na medida em que novos assinantes solicitam serviços ao provedor. Para isso, a caixa de distribuição - modelo FK-CTOP-16P - possui saídas pré-conectorizadas, que ficam disponíveis externamente, facilitando futuras expansões.

Além dela, a solução EZ! Lux FTTH inclui a caixa de terminação CTOP-L8, com entradas e saídas também pré-conectorizadas, e um novo cabo especial pré-conectorizado de diâmetro reduzido (3mm), autossuportado para vãos de até 80 metros, extremamente flexível e de alta resistência à abrasão.

Conforme explica Arenales, a pré-conectorização simplifica e agiliza a instalação em campo, uma vez que basta encaixar o cabo nos adaptadores que estão na parte externa da caixa.


Powered by Publique!