Publicada em: 05/06/2019 às 12:00
Notícias


Gestão de uso dos postes mobiliza diversos países
Por Roberta Prescott e Pedro Costa

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) realizou um estudo analisando o panorama internacional no compartilhamento de postes. Para o benchmarking internacional foram avaliados seis países e a União Europeia sobre o cenário atual do uso, ocupação e regulação das redes aéreas e subterrâneas. Em entrevista à Abranet, Ismael Mattos Andrade Avila, engenheiro, pesquisador e consultor no CPqD, falou sobre como a experiência internacional pode ajudar o Brasil a estruturar melhores práticas neste setor.

"Nós analisamos diversos países desenvolvidos — e a Argentina — e observamos que o problema da gestão da infraestrutura existe em todos os países e o que varia é a solução que cada um dá", disse. Em alguns países, há cooperativas fazendo atividades de construção e provimento da infraestrutura. Uma das lições aprendidas é manter uma boa governança, identificando caminhos e espaços, o que existe e o que deve ser construído.

Falando para os prestadores de serviços de internet, o especialista disse que o estudo apontou uma proposta de reorganização dos postes e a destinação de um ponto para ser compartilhado entre empresas. "Este ponto compartilhado abre espaço para mais ocupantes e é um encaminhamento que consideramos promissor", explicou. Confira a entrevista na íntegra:


Powered by Publique!