NOTÍCIAS
Governança da Internet: Multissetorialidade é a alma do Comitê Gestor
Por: Ana Paula Lobo* - 15/11/2017

 modelo a ser adotado no Brasil daqui para frente na governança da Internet por meio do Comitê Gestor da Internet permeou nesta terça-feira, 14/11, a abertura do 7º Fórum da Internet, preparatório para o IGF global, que acontecerá em dezembro, em Genebra, na Suíça. O evento, que acontece no Rio de Janeiro, irá até sexta-feira, 17 de novembro.

O coordenador do Comitê Gestor, Maximiliano Martinhão -  autor do texto da consulta pública sobre o aperfeiçoamento da estrutura da governança  e que, agora, está na Telebras e não há ainda definição se continuará ou não na função de coordenador do CGI.br, uma indicação do ministro Gilberto Kassab - adotou uma postura muito discreta e disse aguardar as sugestões da audiência pública, que acontecerá no dia 17 para encaminhamento de um  posicionamento da sociedade à consulta.

Nos bastidores, há a convicção que um 'acordão' está sendo costurado para garantir a essencialidade do modelo multissetorial do Comitê Gestor da Internet, inclusive já com a anuência das teles. Esses três dias de evento servirão pra a definição de um texto comum entre as partes envolvidas no CGI.br.

Se a negociação avança nos bastidores, na cerimônia de abertura coube a representante do terceiro setor, Flávia Lefrévre, pontuar que governança da Internet não deve ser pautada por mecanismos marcados por viés econômico. "Nosso maior e mais imediato desafio, que na minha opinião deve contar com o envolvimento de todos, é a gente preservar o caráter multissetorial da governança da Internet como princípio fundamental", diz.

E um dos fundadores da Internet no Brasil, Tadao Takahashi, que foi eleito para o Hall da Fama da Internet, mandou um recado: "Estruturas como o CGI e o NIC.br são estruturas dinâmicas por natureza, e não estáticas. Espero que se chegue a mudanças de atitude, para instaurar processo em que a cada quatro anos possa ser melhorado", sugeriu.

O CGI.br realiza nesta sexta-feira (17) a Audiência Pública sobre a estrutura de governança da Internet no Brasil. As contribuições recebidas nesta ocasião e por meio da plataforma on-line serão levadas em consideração na elaboração de um documento final pelo CGI.br contendo informações, diretrizes e recomendações para o aperfeiçoamento da estrutura de governança da Internet no Brasil. Esse documento será encaminhado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no dia 3 de dezembro de 2017.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
11/12/2017
11/12/2017
04/12/2017
04/12/2017
29/11/2017
29/11/2017
28/11/2017
27/11/2017
23/11/2017
15/11/2017
EDIÇÃO 22
set/nov 2017
Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital