Publicada em: 28/09/2017 às 19:00
Notícias


Icann adia por tempo indeterminado a mudança das chaves criptográficas
Da Redação da Abranet

A Icann, corporação responsável pela governança mundial da internet, adiou por tempo indeterminado a mudança definitiva da chave criptográfica usada no sistema de nomes de domínios (DNS). A chave é usada para garantir o acesso entre o provedor de acesso e os sites. A chave seria trocada definitivamente em 11 de outubro. No entanto a entidade contabiliza a grande quantidade de provedores e operadoras despreparados mundo afora. Pelos seus cálculos, a mudança poderia deixar 750 milhões de pessoas se acesso temporário à internet.

A empresa ainda não decidiu o que fazer. A proposta é intensificar campanhas para acelerar a obtenção de novas chaves criptográficas pelos ISPs e operadores de rede. “Preferimos continuar em forma cautelosa e razoável do que continuar com a implementação na data anunciada”, explica Göran Marby.

A Icann lançou plataforma de testes para que os operadores de redes tenham certeza de estarem prontos para a alteração da chave bem antes do dia 11 de outubro. Para acessar clique em https://go.icann.org/KSKtest. A orientação para os usuários da Internet é contatar seus ISPs ou operadores de redes para certificar-se de estarem prontos para a alteração da chave.

A entida trabalhou com seus parceiros técnicos, como os registros de Internet regionais (RIRs), com grupos de operações de redes e registros e registradores de nomes de domínio, bem como com outros players do ecossistema da Internet, como a Internet Society e associações comerciais da Internet, para garantir que todos aqueles no mundo que possam estar sujeitos ao impacto da revisão da chave estejam cientes da mudança pendente.

*Com informações da ICANN


Powered by Publique!