NOTÍCIAS
Inteligência artificial, realidade aumentada e cientista de dados aprimoram relacionamento com cliente
Por: Redação - 19/03/2018

Empresas de vários setores estão investindo em novas tecnologias para melhorar a relação com seus clientes, tornando a experiência de compra cada vez mais completa. A empresa FCamara divulgou uma nota apontando que inteligência artificial, realidade aumentada e data science são tendências de tecnologias e ferramentas que auxiliam, monitoram, integram sistemas e se comunicam com o consumidor.  

Fábio Camara, especialista em transformação digital e CEO da FCamara, explica que a área de relacionamento com o cliente consiste basicamente na percepção do cliente diante de um produto ou serviço após qualquer tipo de interação com uma marca. Com a tecnologia, essas soluções estão mais modernas, estratégicas e acessíveis para o empreendedor. 

O especialista defende que inteligência artificial, realidade aumentada e cientista de dados são as 3 principais inovações que se destacam hoje no mercado por otimizarem e automatizarem a experiência do consumidor.

Por inteligência artificial entende-se um conjunto de práticas e ferramentas que de forma programada respondem e auxiliam a empresa a atender de forma mais eficiente seus clientes. A IA está a cada dia ganhando mais adeptos nos mais variados ramos de negócio. Estima-se que 45% das companhias varejistas pretendem utilizar IA dentro dos próximos três anos para reforçar o CX, segundo apontamento de estudo realizado pela consultoria BRP.

Camara diz que são variados os benefícios da IA para a experiência do cliente. Entre os benefícios, ele aponta a otimização de custos ou automação do relacionamento com o cliente, tornando o atendimento mais ágil ou o visual listening, que permite a monitoração da experiência e de menções à empresa que afetam diretamente a sua reputação.

Já em realidade aumentada, o especialista aposta no uso da tecnologia pelas lojas físicas para tornar a experiência de consumo nesses espaços comerciais tradicionais mais atrativa, com, por exemplo, a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real. De acordo com ele, a realidade aumentada tem um impacto importante ao proporcionar aos consumidores novas experiências de compra.  

Por fim, o cientista de dados (data science) tem sido um profissional requisitado devido à atuação com princípios científicos, coletando informações que ajudam as empresas a criarem estratégias para o futuro de seus negócios. A ciência dos dados busca descobrir conhecimento a partir de uma quantidade de dados que podem ser usados na tomada de decisões, assim como fazer previsões de mercado, auxiliando na elaboração de estratégias para o futuro.  

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
24/08/2018
10/08/2018
03/08/2018
31/07/2018
26/07/2018
24/07/2018
17/07/2018
06/07/2018
21/06/2018
20/06/2018
EDIÇÃO 25
agosto-outubro 2018
Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2018         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital