Publicada em: 19/10/2017 às 07:12
Notícias


Mercado mundial de infraestrutura como serviço armazenada em nuvem cresce 31%
Redação Abranet

O mercado mundial de infraestrutura como serviço armazenada em nuvem pública (IaaS Public Cloud Services) cresceu 31% no último ano, totalizando US$ 22,1 bilhões, comparando com US$ 16,8 bilhões do ano anterior, segundo revelou o Gartner. A Amazon, líder com 44,2% de market share, cresceu 45,9% em 2016 na comparação com 2015, e a Microsoft, que detém 5,8% do mercado cresceu 61,1%.

De acordo com Sid Nag, diretor de pesquisas do Gartner, o mercado de serviços em nuvem está crescendo mais rápido do que praticamente todos os outros negócios de TI, com grande parte desse crescimento ganhando espaço de ofertas tradicionais e sem uso de nuvem. A demanda por IaaS baseada em nuvem continua com crescimento agressivo, impulsionando também o crescimento em mercados relacionados, acrescentou. Segundo o Gartner, embora a plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS) também apresentem bons resultados, a IaaS deverá mostrar crescimento mais rápido nos próximos cinco anos.

A líder Amazon alcançou essa posição ao atender a maioria dos clientes com a mais ampla gama de casos de uso — desde startups que nasceram em nuvem até empresas de médio porte que desejam crescer e mudar aplicações tradicionais e grandes empresas que executam migrações transformacionais para nuvem, detalhou o Gartner.

Dentro do mercado IaaS, há um crescimento significativo acima do padrão para os três grandes provedores de nuvem IaaS de hiperescala. Enquanto a Amazon Web Services dominou o mercado em 2016, a Microsoft Azure ganhou mais impulso e o Google teve alguns ganhos. Enquanto as pressões da concorrência aumentam, a Amazon testemunhará o desgaste do crescimento de sua participação, já que os provedores sem hiperescala lutam para oferecer valor através de seus serviços, enquanto outros líderes de mercado de IaaS alavancarão o segmento.


Powered by Publique!