NOTÍCIAS
Mudança cultural é o principal gargalo a ser superado para a transformação digital
Por: Redação Abranet - 30/04/2019

Após ouvir cerca de 200 executivos em cargos de liderança, a pesquisa Business Impact Insights, realizada pela CI&T em parceria com o Opinion Box, revelou que 80% deles percebem a transformação digital como um fator que impacta diretamente o seu mercado de atuação. Ao serem questionados se estão preparados para os impactos, 84% dos entrevistados responderam sim à questão, quando a pergunta é voltada a uma autoanálise. Mas, quando questionados sobre o nível de preparo da companhia como um todo, o número cai para 71%.

Em nota à imprensa, Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T, destacou que a maior parte dos executivos já tem consciência da relevância que a transformação digital tem para o seu negócio, porém, isso não significa que suas companhias - como um todo - já estejam preparadas para essa mudança. Gon sinalizou que, apesar da alta liderança já estar engajada no processo, a transformação digital só será efetiva quando os silos deixarem de existir e trouxer real impacto para o negócio. A pesquisa mostrou que os principais indicadores que estão sendo medidos são crescimento da receita (56%) e custos/eficiência operacional (73%).  

Para os respondentes, mudança cultural é o principal fator para destravar a transformação (75%), seguido de tecnologia (67%) e business (38%). Em um outro recorte, a pesquisa também apurou quais são os principais fatores que têm motivado as empresas a iniciarem o processo de transformação digital. Mais de 23% dos executivos apontaram a melhora dos serviços como a principal razão, seguido da manutenção da liderança de mercado (22%) e da preparação para competir com nativos digitais (16%).  

Já em relação às tecnologias que devem impactar mais diretamente os negócios, os executivos entrevistados destacaram ferramentas que já são utilizadas com cada vez mais frequência e que, também, passaram a ser incorporadas nas estratégias das empresas, como a inteligência artificial (60%), analytics e big data (46%), internet das coisas (41%), blockchain (36%), realidade aumentada e realidade virtual (34%) e chatbot (27%).  

Foram realizadas 200 entrevistas online, com profissionais de nível de gestão (gerentes, diretores, vice-presidentes e C-levels) em empresas com no mínimo 500 funcionários que estão passando por transformação digital em verticais como finanças, varejo e comércio, indústria e manufatura, educação, saúde, serviços, bens de consumo, RH, entre outros; aplicadas por meio de um questionário de autopreenchimento com 21 perguntas. As entrevistas foram realizadas pelo Opinion Box entre os dias 4/abr a 8/abr de 2019. Margem de erro geral de 7,6 pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
12/07/2019
11/07/2019
02/07/2019
01/07/2019
26/06/2019
24/06/2019
17/06/2019
12/06/2019
10/06/2019
15/05/2019
EDIÇÃO 27
abril-junho 2019
A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital