Publicada em: 07/03/2018 às 12:54
Notícias


NaaS é oportunidade de novos negócios para empresas de Internet
Roberta Prescott

A oferta de networking as a service (NaaS) é uma área com oportunidade de mercado para os provedores de internet, aposta Eduardo Costa Lopes, principal executivo da Riverbed Technology no Brasil. Em entrevista à Abranet, o executivo afirmou que, depois da tendência de infraestrutura, plataforma e software como serviço, as empresas começam a buscar NaaS.

“Devido à complexidade da tecnologia, usuários têm problemas em conectar a sua infraestrutura de rede com a dos provedores de conteúdo, como, por exemplo, a AWS, que tem datacenters distribuídos no mundo inteiro. Esta dificuldade ocorre tanto a nível empresarial quanto para o usuário final; e o ISP tem como garantir a [correta] conectividade”, explicou.  

Lopes destacou que a oferta de NaaS é também uma maneira para o provedor local fidelizar o cliente e vender outros serviços além de apenas o acesso. “O ISP fica encarregado de fazer a gestão da rede sem fio do usuário, garantindo a conectividade e a configuração [da rede para a integração com os] provedores de serviços”, disse.

Em um mercado cujos valores do acesso à internet estão caindo, a oferta de novos serviços é opção para aumentar a margem de lucro e expandir o faturamento. Para Lopes, NaaS será um caminho inevitável e o primeiro passo está sendo dado com a introdução de SD-WAN (software-defined wide-area network).  

“SD-WAN é quase um precursor do networking as a servisse. O termo do momento é SD-WAN, que nada mais é que fazer a gestão da rede de forma simplificada com conectividade nuvem”, explicou.


Powered by Publique!