NOTÍCIAS
Prefeitos na região da Foz do Rio Itajaí querem TIC para melhorar gestão pública
Por: Roberta Prescott - 11/04/2017

O investimento em tecnologia da informação e comunicação (TIC) como estratégica para melhorar a gestão pública é uma tendência nos municípios da região da Foz do Rio Itajaí para os próximos anos. Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) mostrou que 91% dos prefeitos eleitos na região citam em seus planos de governo, protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), propostas relacionadas a investimento em sistemas digitais para aprimorar os serviços municipais fornecidos.

Questionado pela Abranet sobre se os prefeitos têm interesse de contratar provedores de Internet, a assessoria de comunicação da Rede Cidade Digital explicou que a pesquisa não contemplou propostas que mencionam diretamente a contratação de provedores locais, mas que incluem melhorias e investimentos relacionados à internet, conectividade ou implantação de políticas de incentivos para fomento de empresas, o que pode também abrir espaço para o mercado de provedores locais.

Ao todo, foram 74 propostas envolvendo o uso de tecnologia. A área mais lembrada pelos prefeitos eleitos foi a da educação, com 24% das propostas, seguida de comunicação (19%) e informatização (15%). Das 18 propostas relacionadas à educação, 12 envolvem implantação de equipamentos tecnológicos nas escolas, sendo que duas delas (dos municípios Itapema e Ilhota) propõem o uso de tabletes e notebooks pelos alunos. Já os prefeitos eleitos de Balneário Piçarras e de Itapema têm como proposta introduzir nas salas de aula as lousas digitais.

Há também projetos de adoção de sistemas de monitoramento e vigilância eletrônica por meio de câmeras com tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR, na sigla em inglês), implantação de gestão inteligente de trânsito, informatização das escolas, sistema para agendamentos de consultas de saúde e modernização do prontuário, entre outros. O município de Ilhota citou nominalmente provimento de internet rápida e de qualidade em todas as escolas e implantação de rede de dados fibra ótica no paço municipal. Em Itajaí, o prefeito eleito citou a criação de conexão à internet sem fio (Wi-Fi) gratuito nos bairros e a criação de programas governo digital e cidade inteligente.

Em relação ao eixo comunicação, foram 14 propostas ao todo. Seis delas se referem ao desenvolvimento de tecnologia da informação como forma de ajudar o cidadão a fiscalizar o poder público e seus gastos. Estão incluídos nesse tema a adoção ou reforma de portais da transparência, por exemplo. Já o prefeito do município de Itajaí, Volnei Morastoni, cita a criação do aplicativo “Eufiscalizo”.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
19/06/2017
09/06/2017
05/06/2017
01/06/2017
29/05/2017
23/05/2017
23/05/2017
18/05/2017
18/05/2017
10/05/2017
EDIÇÃO 20
março/maio 2017
Mudança na cobrança via boleto pode onerar empresas. Recomendação é negociar com bancos e procurar alternativas; Mudanças no ISS ampliam a incidência do imposto; e muito mais....
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2016         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital