O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresenta, nesta segunda-feira (11/12), em Florianópolis (SC), o programa Internet para Todos. De acordo com o MCTIC, o programa tem o objetivo de levar internet para 40 mil localidades sem conexão em 500 municípios de todas as regiões do País. A previsão de início é janeiro de 2018.
A conexão será feita por meio do satélite geoestacionário de defesa e comunicações estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio deste ano, e pelo programa Governo Eletrônico — Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), iniciativa do MCTIC que oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga a telecentros, escolas, hospitais e postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos. É direcionado, prioritariamente, para regiões remotas e em situação de vulnerabilidade social.
Já o SGDC é parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet banda larga no país. Lançado em maio deste ano, é o primeiro satélite geoestacionário brasileiro de uso civil e miliar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões. A previsão é que ele seja operacional por 18 anos.
Trata-se, de acordo com matéria publicada no Convergência Digital, de uma reformulação do Gesac, tendo como principal atrativo a isenção de ISS na oferta do serviço de acesso à internet. O texto diz também que as conexões não serão mais gratuitas.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |