Publicada em: 30/01/2018 às 19:21
Notícias


Provedores Internet vão aumentar participação no mercado corporativo
Roberta Prescott

Os provedores regionais de telecomunicações já têm grande relevância no mercado para consumidor final (B2C, na sigla em inglês) e vão iniciar suas jornadas para aumentar a participação no mercado corporativo (B2B), projetou a IDC em coletiva de imprensa nessa terça-feira (30/01).

Para a consultoria, chegou a hora de os provedores aumentarem seu mix de produtos para abocanhar fatia do mercado corporativo e aumentarem suas margens, fornecendo um atendimento mais completo, com voz, móvel, computação em nuvem, datacenter e outros serviços, como internet das coisas.

De acordo com André Loureiro, gerente de pesquisas e consultoria para TIC da IDC, em 2018, os provedores, principalmente os pequenos, vão se estruturar para atender ao mercado B2B de forma mais impactante. Ao comentar a projeção, Loureiro lembrou que a expansão do serviço de banda larga fixa foi puxada pelos provedores regionais responsáveis por 1,28 milhão de novos contratos, aumento de 43,72%, totalizando 4,21 milhões de contratos ativos neste seguimento no fim do ano de 2017.  

Para o especialista, um dos caminhos para os provedores pequenos é firmar parcerias com, por exemplo, datacenters para estruturar e complementar sua oferta. Outra estratégia é eles mesmos construírem pequenos datacenters ou centros de processamento de dados (CPDs) para suportarem  asofertas para o mercado corporativo. A consultoria também acredita que o mercado de provedores passará por um movimento de fusões e aquisições com empresas se juntando localmente para ganhar força. 


Powered by Publique!