NOTÍCIAS
Quase metade das empresas culpa a TI por fracasso na transformação digital
Por: Da Redação da Abranet - 08/03/2019

A TI é considerada culpada por 43% das empresas em casos de falhas na transformação digital, mas dois terços das empresas dos setores públicos e privado, entrevistados em relatório global, divulgado pela The Economist Intelligence Unit (EIU) - as áreas de negócio e a equipe de TI não estão alinhadas quando buscam estratégias de transformação digital.

O levantamento, que ouviu executivos da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte, ressalta que dois terços (66%) das empresas dos setores público e privado afirmam comprar novos software e soluções sem envolver as equipes de TI - uma situação que desafia a função tradicional da TI como guardiã das novas tecnologias. Dentre os motivos para a falta de colaboração entre as áreas nas iniciativas de colaboração digital, estão:

desalinhamento dos objetivos: as áreas de negócio priorizam o crescimento da receita e a redução dos custos, e as equipes de TI priorizam a integração e a segurança;

pressão do tempo: 37% dos entrevistados mencionam a lentidão dos processos de aquisição conduzidos por TI como um fator que os leva a não envolver a equipe de TI no momento de compra de novas tecnologias.

No entanto, apesar de muitas empresas afirmarem ignorar as equipes de TI ao comprarem novas tecnologias, 43% dos entrevistados disseram que consideram TI responsável caso algo der errado com as iniciativas de transformação digital. E isso pode ser arriscado caso as equipes de TI não avaliem as tecnologias previamente.

Essa aparente falta de colaboração parece equivocada a princípio, dada a visão geralmente positiva dos entrevistados em relação aos benefícios da coordenação entre as equipes de TI e as áreas de negócio. Notavelmente, as empresas nas quais existe a colaboração entre as equipes estão muito mais confiantes para superar os desafios da transformação digital. 89% dos que colaboram dizem estar confiantes para superar obstáculos, em comparação com 55% dos que não colaboram.

O estudo mostra ainda que os resultados da transformação digital têm, sim, a influência do tempo. Para as empresas que iniciaram suas iniciativas há um ou dois anos, 42% estão percebendo os benefícios da transformação digital. Já para as empresas que possuem iniciativas de transformação digital há 3 anos ou mais, 63% dos entrevistados afirmam perceber os benefícios. O relatório "From gatekeeper to enabler: the role of IT when digital transformation is the norm", foi patrocinado pela BMC Software.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
08/03/2019
18/02/2019
18/02/2019
13/02/2019
05/02/2019
24/01/2019
16/01/2019
17/12/2018
30/11/2018
26/11/2018
EDIÇÃO 26
nov-dez 2018 / jan 2019
Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital