Publicada em: 03/12/2019 às 06:12
Notícias


Seis em cada 10 brasileiros sofreram com vazamento de dados
Redação da Abranet

Uma pesquisa conduzida pelo The Harris Poll e encomendada pela IBM apontou que consumidores em todo o mundo estão demandando às organizações mais transparência e controle sobre seus dados. O estudo sobre privacidade foi global, feito em 11 países, incluindo o Brasil, com perto de 11 mil pessoas. Por aqui, 96% dos consumidores pesquisados no Brasil concordaram que as organizações devem fazer mais para protegê-los. Segundo o levantamento, seis em cada dez brasileiros relataram que sofreram com vazamento de dados ou conhecem alguém tenha passado pela situação.

Quando se trata de privacidade, não há uma preocupação apenas com a proteção, mas também com o controle dos dados. No Brasil, cinco em cada dez consumidores sabem que suas informações são sempre, ou na maioria das vezes, compartilhadas. De fato, 81% dos brasileiros afirmaram ter perdido o controle de como suas informações pessoais são usadas pelas empresas.

Segundo João Rocha, líder de cibersegurança da IBM Brasil, as organizações precisam repensar sua abordagem em relação à responsabilidade de dados, especialmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Ele ressaltou que as empresas que coletam, armazenam, gerenciam ou processam dados têm a obrigação de tratá-los com responsabilidade e a LGPD assegurará isso. Por isso, destacou, é importante que as organizações comecem a se preparar o quanto antes e concentrem seus esforços na segurança e privacidade. 

Rocha advertiu que proteger as informações de seu cliente pode refletir uma vantagem competitiva, uma vez que os clientes valorizam empresas que são seguras em relação aos seus dados.


Powered by Publique!