NOTÍCIAS
Swap de fibras e compartilhamento de canais viabilizam novas redes
Por: Roberta Prescott e Rodrigo Suzuki - 21/11/2018

Firmar parcerias para compartilhar redes tem sido uma alternativa para as empresas de internet construir redes de alta capacidade, que requerem altos investimentos. “As parcerias e os compartilhamentos são um processo importante para rentabilizar a rede”, disse Rui Gomes, CEO da UM Telecom, em entrevista em vídeo.  

Na hora de escolher parceiro, Gomes aponta que tem de ser uma relação de confiança, porque as empresas vão construir trechos. “Você vai entregar o trecho seu e ele, o dele. Tem de ter a confiança de que ele vai entregar dentro do prazo para você honrar os compromissos com seus clientes”, detalhou.

A UM Telecom tem investido na construção de rede de fibra ótica, principalmente, em regiões do Nordeste que são desassistidas pelas grandes operadoras. Em palestra durante o XI Seminário TelComp 2018, Rui Gomes, CEO da UM Telecom, explicou que o objetivo da empresa é construir infraestrutura para as aplicações passarem e que a rede já atende a todos os Estados do NE e conta com interligação com Rio de Janeiro e São Paulo.  

“Precisamos construir redes e também compartilhar a infraestrutura para termos custo menor, fazer swap de fibras, de capacidade e de canais. São vários modelos de negócios que podemos ter para a rede se expandir”, afirmou. “As competitivas aproveitaram gap de mercado deixado pelas grandes e temos mercados que são desassistidos pelas grandes e onde temos rede de fibra ótica e elas não. E estas localidades também têm necessidade grande de banda larga”, completou. 

Hoje, o Nordeste tem carência grande de infraestrutura e para fazer funcionar a economia digital é necessário investir em novas tecnologias de infraestrutura, como DWDM e tecnologia de interconexão de data centers (DCI). “Também é preciso focar em desenvolver soluções e fazer parceria com fabricantes que são bastante estratégicas para desenvolver e estruturar a nossa rede”, afirmou.

No entanto, obter crédito ainda é um desafio para as empresas de internet. Na entrevista, Gomes avaliou a situação atual de obtenção de crédito. Assista à entrevista na íntegra: 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
14/12/2018
13/12/2018
12/12/2018
12/12/2018
05/12/2018
26/11/2018
26/11/2018
21/11/2018
14/11/2018
13/11/2018
EDIÇÃO 26
nov-dez 2018 / jan 2019
Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2018         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital