Publicada em: 10/05/2017 às 16:11
Notícias


Tim Berners-Lee: É hora de o homem não deixar se controlar pelos algoritmos
Roberta Prescott

O inventor da World Wide Web, Tim Berners-Lee, voltou a alertar para o avanço dos algoritmos sobre atividades que exigem tomadas de decisão. Ao falar nesta terça-feira, 09/05, para um auditório lotado durante o Dell EMC World 2017, realizado em Las Vegas (EUA), Sir Berners-Lee lembrou que não há método matemático para o justo. 

“Com as máquinas ficando mais inteligentes elas avançam para outras áreas. Editores de jornais, advogados, médicos. A inteligência artificial está indo para trabalhos que tomam decisões. Há algoritmos para decidir quem poderá sair da prisão pela probabilidade de reincidência. Mas são justos? Acontece que não há uma definição simples para justo. Um algoritmo que pareça justo por determinado método não o será por outro método. É complicado”, afirmou.

Ele vem abordando o tema ao destacar que a inteligência artificial não trata mais do uso de robôs para a realização de atividades manuais e que os humanos não devem deixar para se dar conta tarde demais de que não estão mais no controle. “Quando a IA começa a decidir quem ganha a hipoteca, é um perigo sem fim”, disse.  Assistam trechos da apresentação de Tim Berners-Lee.

Roberta Prescott viajou a Las Vegas a convite da Dell EMC


Powered by Publique!