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Time preparado é a melhor resposta aos incidentes de Segurança da Informação
Por: Roberta Prescott - 01/02/2019

As empresas de internet ainda precisam aprimorar dois aspectos na área de segurança da informação: contar com mão de obra especializada no tema na equipe e responder melhor a incidentes. A opinião é do Bruno Prado, CEO da UPX Technologies, fornecedora especializada em segurança digital e ferramentas de desempenho, como CDN.

“Muitos ISPs não possuem em seus times uma pessoa focada em segurança, que possa reconhecer e mitigar os ataques DDoS. Além disto, alertamos eles quando, por exemplo, estão sendo o agente gerador do ataque. Damos a receita do bolo para o AS [sistema autônomo] de qual porta fechar”, explica, completando que diversas vezes os alertas não são considerados.

O volume de ataque distribuído de negação de serviço, conhecido como DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês), aumentou consideravelmente após o ataque da botnet Mirai. No entanto, o CEO aponta que está havendo uma evolução no que se refere às companhias reconhecerem o perigo e começar a olhar para DDoS com mais afinco. “Fabricantes de roteadores passaram a se preocupar com isto e trabalhar para reduzir os problemas”, diz.

Adotar boas práticas de segurança da informação é fundamental, mas muitas empresas ainda não seguem protocolos padrão e deixam equipamentos com portas, que deveriam estar fechadas, abertas, ressalta o CEO. Uma ação conjunta poderia evitar ataques. Já é sabido, por exemplo, que o SSDP (Simple Service Discovery Protocol) tem sido utilizado para amplificar ataques do tipo DDoS. “Os ataques tradicionais usam portas conhecidas e que podem ser fechadas”, explica. Além de DDoS, os ataques ransomware devem ser outra preocupação dos ISPs.

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