NOTÍCIAS
Troca de TV paga por serviços de streaming aumenta
Por: Redação - 19/01/2018

O consumo de streamings de vídeo subiu, enquanto houve queda em TV por assinatura. Foi isto que mostrou a 5ª edição da pesquisa Geek Power, realizada pelo Omelete Group, em parceria com o Ibope Conecta, que coletou dados no site do Omelete de 8 a 17 de novembro de 2017 em um montante de 9.471 entrevistas.

Os dados revelaram que, em 2017, 97% do público tinham o hábito de usar algum serviço de streaming de vídeo. Entre eles, Netflix (91%), Youtube (80%) e HBO Go (13%). Na segunda edição da pesquisa, em 2014, esse número era 68%. Já o consumo de TV por assinatura caiu de 73%, em 2014, para 68% em 2017. Entre as operadoras mais utilizadas no ano passado estão: Net (31%), Sky (16%) e Vivo (10%).

Em comparação com 2016, o número de assinantes de streamings aumentou um ponto percentual, de 96% para 97%. Já o de TV caiu de 72% para 68%.

Segundo a pesquisa, os critérios para a escolha de um serviço de streaming são variados: 76% escolhem pelo preço e 71% pelo catálogo, enquanto 56% optam por serviços que ofereçam mais lançamentos e conteúdos originais.

Em nota, Marcelo Forlani, diretor de marketing do Omelete Group, afirmou que o que tem levado muita gente a questionar se ainda vale a pena manter a TV paga foi a necessidade de reduzir custos, aliada à maior oferta de serviços de streaming. Forlani enfatizou que o consumidor está cada vez mais exigente e quer conteúdo de qualidade com bom preço. “Quando aliamos isso à mudança de cultura e comportamento dos millenials, acostumados a ter o conteúdo on demand, percebemos que o cenário é irreversível", analisou o diretor.

A pesquisa reflete os números do setor de TV paga, que seguem em declínio. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de janeiro de 2016 a janeiro de 2017, os serviços registraram retração de 1,9%. Em números, a queda foi de 364.400 assinantes.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
22/02/2018
21/02/2018
19/02/2018
15/02/2018
31/01/2018
30/01/2018
29/01/2018
19/01/2018
19/01/2018
17/01/2018
EDIÇÃO 23
dez 2017 - jan/fev 2018
Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. Futurecom: Mais conectividade, mais oportunidades.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital