NOTÍCIAS
Uso das fentocélulas vai para consulta pública
Por: Redação - 13/06/2019

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira, 13/6, a submissão à Consulta Pública, por 30 dias, da proposta de reavaliação da regulamentação sobre o uso de fentocélulas. As femtocells são células que possuem funcionalidades semelhantes às de uma macrocélula das redes celulares, porém, com alcance e capacidade de tráfego bastante limitados, em geral a apenas alguns metros de raio e 2 a 4 usuários simultâneos de voz.

A proposta, relatada pelo conselheiro Moisés Queiroz, trata da atualização das regras de comercialização e utilização dessas pequenas estações, de até 1Watt de potência, para melhorar a experiência dos usuários de banda larga fixa (Serviço de Comunicação Multimídia) e móvel (Serviço Móvel Pessoal).

Em nota, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, que também preside o Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO), apontou que a reavaliação da regulamentação sobre o uso de fentocélulas, que agora será submetida ao procedimento de Consulta Pública, representa para a Anatel e para o setor um significativo passo no sentido da simplificação de regras e eliminação de barreiras regulatórias.

Ele apontou que esse tipo de dispositivos, que funcionam como pequenos reforçadores, de baixa potência e alcance local, das redes de telecomunicações são utilizados em muitos países para melhorar a experiência dos usuários dos serviços, particularmente em ambientes internos e locais de alta circulação de pessoas, como centros comerciais e espaços públicos em geral.

"O uso de fentocélulas no Brasil foi regulamentado pela Anatel ainda em 2013. Naquele momento, todavia, o Conselho Diretor julgou prudente impor algumas limitações regulatórias ao modelo de comercialização desses dispositivos, a fim de que a tecnologia fosse introduzida de forma gradual e controlada. Passados alguns anos, sem que se tenha notícia de incidentes de qualquer natureza, este Conselho, subsidiado pelo excelente trabalho conduzido pelo Relator e pela área técnica, submete ao escrutínio da sociedade brasileira um novo conjunto de regras para a utilização das femtocélulas, no qual se permite uma maior liberdade de comercialização e contratação dessa solução tecnológica", pontuou. 

Pela proposta, as fentocélulas serão integralmente incorporadas à sistemática aplicada aos equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, o que possibilitará que sejam disseminadas de forma rápida, flexível e desburocratizada.

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
15/10/2019
03/10/2019
04/09/2019
28/08/2019
28/08/2019
27/08/2019
14/08/2019
14/08/2019
13/08/2019
09/08/2019


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital