NOTÍCIAS
W3C lança documento com recomendações para publicação de dados na web
Por: Redação Abranet - 01/02/2017

O World Wide Web Consortium (W3C), principal organização de padronização da web, lançou um documento (clique aqui para acessá-lo) de referência e recomendações para publicação de dados na web. O texto das boas práticas contou com participação de brasileiros — de acordo com o NIC.br, quase metade dos  integrantes do grupo de trabalho (GT) responsável pela produção do documento “Data on the Web Best Practices” era do Brasil.

Os especialistas foram membros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além deles, fizeram parte do GT colaboradores provenientes de diferentes universidades, como PUC-Rio, UFAL, UFES, UFMG e UFPE. Os editores do documento foram os brasileiros Caroline Burle e Newton Calegari, do Ceweb.br, e Bernadette Farias Lóscio, da UFPE.

Em nota, Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br, explicou que o guideline que vai orientar os profissionais que publicam dados, além de fomentar a transição de documentos para uma web baseada em dados.  O documento supre a necessidade de se estabelecer um padrão, um conjunto de práticas capazes de guiar e facilitar o trabalho, tanto para os publicadores, quanto para os consumidores de dados, conforme ressaltou Newton Calegari.   

Até se transformar em uma recomendação do W3C, o documento passou por várias etapas, que incluíram consultas públicas e a participação da comunidade web. O processo envolveu a troca de informações entre diferentes atores. A metodologia também envolveu etapas diferentes. O trabalho iniciou com a coleta de casos de uso sobre publicação de dados na web, 26 no total, de diferentes partes do mundo.

"Foi feita uma análise para identificar os principais desafios enfrentados por quem publica e consome dados e, a partir deste exercício, foram encontrados e detalhados os requisitos para as boas práticas de publicação de dados na web," explicou, em nota, Bernadette Farias Lóscio. O W3C consiste em um consórcio internacional com quase 400 membros, agregando empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a web.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
14/11/2017
13/11/2017
08/11/2017
01/09/2017
31/08/2017
29/08/2017
09/08/2017
11/07/2017
29/06/2017
23/05/2017
EDIÇÃO 22
set/nov 2017
Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital