Publicada em: 02/09/2015 às 09:30

Empresas de Internet na Região Sul empregam 15% dos profissionais que atuam no segmento no Brasil
Press Release

As empresas de Internet da Região Sul do Brasil empregaram 55.936 pessoas em 2014. “O valor representa 15% do total de vagas disponíveis no segmento em todo o Brasil, o que mostra que a região abriga um significativo número de profissionais qualificados”, destacou Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet). A entidade divulgou nesta terça-feira (01/09), durante a Conferência Regional Abranet Sul, um estudo inédito sobre as empresas dessa região do País.

A pesquisa aponta ainda que o faturamento das 20.992 empresas de internet existentes nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul superou os R$ 22,3 bilhões em 2014, o que também representa cerca de 15% do total nacional, que foi de R$ 144,5 bilhões no ano passado.

O estudo mostrou um crescimento de 20,9% no número de vagas de emprego criadas pelas empresas de Internet nos Estados da Região Sul do Brasil. De 46,2 mil trabalhadores em 2011, o segmento passou a empregar quase 56 mil em 2014.

A massa salarial também registrou aumento expressivo, saindo de um patamar de R$ 1,37 bilhão em 2011 para R$ 2,22 bilhões no ano passado, registrando um crescimento 61,7% no período. O salário médio mensal no segmento de internet é de R$ 3 mil, ou 4,3 salários mínimos nacionais na região Sul. “A média salarial na Região Sul é de R$ 45 mil, melhor do que a registrada em nível nacional, que está no patamar de R$ 40 mil”, destacou Parajo.

Outros indicadores

O estudo da Abranet mostra que o faturamento das empresas de Internet na Região Sul do País aumentou 48,78% entre 2011 e 2014, saltando de R$ 15 bilhões em 2011 para R$ os 2,3 bilhões no ano passado. As empresas de grande porte respondem por 61% do faturamento total do segmento na Região Sul, mas representam apenas 2,07% do total de estabelecimentos (435).

Em 2011, a Região Sul tinha 16.522 empresas atuando no segmento. Em 2014, esse número foi para 20.992, um aumento de 27,05%. São 435 empresas de grande porte, 3.105 de médio porte e 2.263 de pequeno porte. Já as microempresas somam 8.791 unidades e a categoria de Micro Empreendedor Individual (MEI), 4.507.

A arrecadação federal em tributos das empresas do segmento de internet na região Sul totalizou quase R$ 8 bilhões entre 2012 e 2014, e aumento 22,05%. Foram R$ 2,4 bilhões em 2012; R$ 2,6 bilhões, em 2013; e em 2014 o total arrecadado foi de R$ 2,9 bilhões.

**************************
Atendimento à imprensa: