PRESS RELEASE
Inovação e empreendedorismo digital é destaque no segundo dia da Conferência Regional Abranet Sul
Por: Press Release - 03/09/2015

Em uma plataforma, o proprietário disponibiliza seu automóvel para ser alugado por terceiros. Em outra, fornecedores e consumidores de produtos sustentáveis se encontram para fazer negócios. Esses foram dois dos quatro cases de inovação e empreendedorismo apresentados na Conferência Regional Abranet Sul, que terminou nesta quarta-feira (02/09), em Curitiba, Paraná. O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), foi realizado pela Associação Brasileira de Internet.

O painel sobre inovação e empreendedorismo foi realizado com apoio do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), de Curitiba, e pelo Icities, consultoria que atua na área de cidades inteligentes. “São jovens empreendedores mostrando novas formas de produzir, atuando em ambiente onde tem de crescer rápido e errar rápido”, destacou Sandro Vieira, presidente do IBQP, coordenador do painel, cujo título foi “Diálogo sobre inovação, empreendedorismo e startup em negócios com base tecnológica digital”.

André Marim, sócio fundador da startup Fleety, criou com seus sócios há 2,5 anos uma plataforma de compartilhamento de veículos, na qual proprietários disponibilizam seus carros para outras pessoas alugarem. Pelo aplicativo, o locatário pode escolher o modelo de veículo, pesquisar veículos por região e fazer o pagamento do aluguel. “Toda a operação é assegurada pela Fleety”, disse. O serviço da Fleety inclui o seguro do veículo alugado. A empresa opera nas regiões metropolitanas de Curitiba e São Paulo, com planos de expansão para outras cidades.

Outra startup participante do painel foi a ForUS, que nasceu de uma reflexão de seu fundador, Caio Castro, sobre por que as casas não são mais sustentáveis, se já existe tecnologia para tanto. “Hoje, 93% dos processos de compra começam na internet, mas as soluções sustentáveis não aparecem facilmente nas buscas”, contou. A crise hídrica e de energia apresentou, então, uma oportunidade: criar uma plataforma que conecta o consumidor que quer ter uma casa sustentável e os fornecedores que atuam no segmento. Hoje são mais de 40 fornecedores cadastrados. A ForUs também tem portal e rede social, que focam a questão educacional.

A terceira iniciativa apresentada na Conferência Regional foi a da EstilYngue, uma plataforma de conexão entre pessoas de economia criativa desenvolvida por Octávio Nassur. A plataforma divulga e promove o crowdfunding (financiamento coletivo), dando destaque para o fato de que as pessoas podem doar dinheiro para projetos culturais e usufruir dos benefícios fiscais da Lei Rouanet.“As pessoas não sabem que podem lançar uma campanha para arrecadar recursos para escrever seu livro ou montar sua banda, por exemplo, e nem que podem apoiar essas iniciativas”, apontou. A plataforma também desenvolve programas de formação cultural, tendo produzido vídeos institucionais para isso.

Stephan Garcia, um dos integrantes da Open Brazil e da Code for Brazil, falou do empreendedorismo civil. A Code for Brazil integra uma rede mundial de ativistas da internet que, entre outras ações, geram soluções com foco nos cidadãos. Um exemplo foi o projeto desenvolvido em Curitiba, chamado “Vizin”, aplicativo que permite a comunicação entre os vizinhos de uma rua e que tem como foco melhorar a segurança dos habitantes. Outro projeto é o Street Mix, em que as pessoas podem dizer como é a rua ideal para elas, o que gera novas ideias inclusive para os gestores públicos aprimorarem as cidades.

*******************
Atendimento à imprensa:
Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br
Erika Coradin – erika@academica.jor.br
Tels. (11) 5081-5237 / (11) 5549-1863

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:

Copyright © 2016         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital