NOTÍCIAS
Brasil tem 930 mil sites de comércio eletrônico
Por: Redação da Abranet - 08/07/2019

O Brasil tem cerca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico, que, em sua maioria (59,76%), adota plataformas fechadas e, em geral, gratuitas. Após dois anos de crescimento moderado — 9,23% em 2016 e 12,5% em 2017 —, o e-commerce brasileiro vivenciou, entre 2018 e 2019, sua maior expansão desde 2014. Os números constam da 5ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, uma parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil que, desde 2014, monitora os principais movimentos e tendências do setor.  

Desde 2018, cerca de 250 mil novos comércios eletrônicos entraram no mercado – e cerca de 8% faturam mais de R$ 100 milhões anuais e correspondem a sites com mais de 500 mil visitas mensais. O e-commerce praticamente triplicou sua participação no total de sites da web brasileira desde 2015. De lá para cá, saiu de uma fatia de meros 2,65% para os atuais 7,04%, comprovando sua crescente importância.

Sites pequenos, com até 10 mil visitas mensais são maioria e, com a entrada de mais de 250 mil novas lojas online no último ano, aumentaram sua participação, de 82,48% para 88,77%. Já os sites médios, que recebem entre 10.001 visitas mensais e 500 mil visitas mensais, assistiram sua participação cair mais de 7 pontos percentuais, de 9,99% para 2,58%.

A pesquisa também constatou que a oferta de carteiras virtuais nas lojas online brasileiras é opção em mais da metade dos comércios eletrônicos (50,28%). Essa presença vem, gradualmente, aumentando desde 2015 (ano da primeira edição da pesquisa), quando os meios eletrônicos de pagamento eram opção em 38,09% do e-commerce.  

O tempo médio de vida de um e-commerce mais do que quintuplicou desde 2015: há quatro anos, as lojas online ficavam ativas por, em média, três meses (94 dias); hoje, comércios eletrônicos no País duram, em média, 487 dias, ou pouco mais de um ano e quatro meses. 

Apesar dos grandes avanços registrados nos últimos anos, o e-commerce brasileiro deixa a desejar quando o assunto é acessibilidade para quem tem desafios visuais ou auditivos – outra medição inédita da BigData. Em 2019, apenas 0,02% dos sites não apresentaram nenhum problema nesse sentido. Todos os demais ainda têm muito dever de casa pela frente para poder garantir o acesso de seus produtos e serviços aos consumidores com deficiência.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
16/08/2019
15/08/2019
14/08/2019
13/08/2019
02/08/2019
01/08/2019
26/07/2019
26/07/2019
25/07/2019
23/07/2019
EDIÇÃO 27
abril-junho 2019
A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital