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Abranet Responde: como fazer um projeto para ampliar serviços de fibra ótica
Por: Roberta Prescott - 25/08/2014

Para ampliar os serviços com cabo de fibra óptica é obrigação acessória a existência e atualização de projeto técnico da rede, com respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART — entenda mais) assinada pelo responsável legal da empresa e engenheiro responsável. Esta foi a dúvida enviada por um leitor do site Abranet, que contou que seu provedor de serviço de comunicação multimídia (SCM), que opera na cidade de Santo Antônio de Posse (SP), gostaria de ampliar os serviços com cabo de fibra óptica, mas não sabia se era necessário ter projeto.

De acordo com a explicação do sócio e diretor-geral da Matarazzo & Associados, Edmundo A. Matarazzo, um dos elementos fundamentais do projeto é a identificação das estações de telecomunicações que serão cadastradas para fins de pagamento das taxas de ativação e fiscalização definidas em lei especifica, a Lei do Fistel.

Celso Motizuqui, gerente-geral da Furuwaka, aponta para a necessidade de se submeter o projeto à aprovação da concessionária de energia para que seja avaliado o esforço dos postes. É o chamado projeto mecânico. Além deste, também se deve fazer o projeto ótico que detalha por onde os cabos de fibra vão passar. “É importante fazer os projetos olhando no longo prazo e planejando como a empresa quer crescer”, destaca Motizuqui.

Antes de realizar projetos de rede, também se deve fazer um estudo de demanda e de viabilidade do investimento. “O trabalho é simples e normalmente realizado por consultoria, mas é essencial para o empreendedor, porque avalia os riscos e indica pontos fracos e fortes”, destaca Matarazzo. Neste momento, recomenda-se que o provedor avalie a real demanda pelos serviços, em função dos produtos que serão ofertados, como, por exemplo, planos de serviços, e faça a análise da concorrência. Isto servirá como base para estimar valores e receitas esperadas; e será o ponto de partida para saber se o investimento é viável, ou seja, dará o resultado desejado.

Para elaborar um plano de negócios, Motizuqui, da Furuwaka, destaca a importância de conhecer quem são os clientes para quem o provedor quer vender os serviços, além de entender as demandas da região onde atual.

Tem uma dúvida? Quer que um especialista da Associação Brasileira de Internet responda? Escreva para o Abranet Responde. O e-mail é abranetresponde@abranet.org.br. 

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