NOTÍCIAS
Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do País em ranking da Urban Systems
Por: Redação Abranet - 05/09/2018

Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do País — e São Paulo ficou em segundo — pelo Ranking Connected Smart Cities 2018, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. O estudo avaliou 700 cidades participantes. Curitiba subiu uma posição e conquistou o 1° lugar, enquanto São Pulo, que ocupou o primeiro lugar em 2016 e 2017, ficou em segundo. O Ranking Connected Smart Cities 2018 analisa 70 indicadores.  

O 3° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Vitória (ES), seguida por Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação. A capital paulista conquistou o 1º lugar em três categorias: ranking região sudeste, mobilidade e urbanismo. São Paulo está em 4º lugar em tecnologia e inovação.

Em sua 4ª Edição, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: geral, por eixo temático, região e por faixa populacional. O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Nas quatro edições do estudo, São Paulo alcançou a primeira colocação em Mobilidade e Acessibilidade. A capital conta com 2,82 km de modais de transporte coletivo de massa por 100 mil habitantes, 3,87 km de ciclovia por 100 mil habitantes, 32 destinos aeroviários em Congonhas e facilidade de acesso a Guarulhos, além de transporte rodoviário interestadual com grande ramificação, para quase 700 destinos interestaduais e 9,1% dos domicílios contam com rampa de acesso para cadeirante no entorno.

Em nota, o presidente da Urban Systems e sócio da plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, afirmou que o Ranking Connected Smart Cities mostra a importância de um planejamento estratégico das cidades considerando a conexão entre os 11 eixos temáticos analisados e a sinergia existente entre o resultado de investimentos.   

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

EDIÇÃO 25
agosto-outubro 2018
Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2017         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital