NOTÍCIAS
Futurenet: um celeiro para novos negócios a partir da Internet
Por: Da Redação da Abranet - 10/10/2018

Dutos e cabos ópticos miniaturizados, enterrados em microvalas, estão despontando como a alternativa mais viável para a organização e a expansão das redes de telecomunicações nas cidades em que a infraestrutura convencional está saturada. O assunto será uma das pautas de discussão do Futurenet – evento que a Associação Brasileira de Internet (Abranet) promove no primeiro dia do Futurecom (15/10), em São Paulo.

Na ocasião, três empresas irão apresentar soluções com essa tecnologia. O evento, que é aberto e gratuito a todos os participantes do Futurecom, também contará com palestras e debates sobre novos mercados e oportunidades de negócios para as empresas de internet (Veja a programação aqui http://agenda.futurecom.com.br/grid/pt/15).

"Diante do congestionamento da infraestrutura aérea, é urgente discutir soluções para acelerar o ordenamento das redes de telecomunicações que são suporte para as atividades de internet, dentro das normas, e aumentar a capacidade de compartilhamento de cabos", afirma o presidente da Abranet, Eduardo Parajo. "A miniaturização de cabos e dutos tem custo similar às das tecnologias convencionais, no entanto, o maior desafio para sua disseminação no Brasil é aumentar a mão-de-obra capacitada", acrescenta.

A tecnologia consiste na instalação de microcabos ópticos por sopramento em microdutos. Os microdutos podem ser, por exemplo, implantados em microvalas com cortes de 5 cm de largura por 40 cm de profundidade. Uma espécie de grande 'makita' corta o solo, a instalação é feita, e tudo é fechado rapidamente. Uma das vantagens é a possibilidade de ter um número muito maior de microcabos compartilhados.

Já utilizada em países da Europa, Ásia e América do Norte, no Brasil essa tecnologia começa a despontar. Em São Paulo, na Rua da Consolação, ela já foi adotada. "Mas trata-se de um projeto piloto, é preciso que não haja burocracia, que isso possa ser um procedimento regular."

Novas frentes de negócios

O Futurenet será um celeiro de ideias inovadoras. Ao longo da manhã, startups irão apresentar propostas de novos negócios, para quem quer ser cliente ou investidor; representantes de empresas e da academia mostrarão soluções em transporte e mobilidade, agronegócio e infraestrutura, tendo a internet como motor. Outros três painéis vão ser focados na relação das startups com grandes empresas, nos programas de aceleração, e nas estratégias de inovação digital.

À tarde, serão apresentados casos de sucesso de novas tecnologias já maduras e consolidadas no mercado para resolver as principais dificuldades das empresas de internet. Entre elas, estará a tecnologia de microcabos e microdutos.

O Futurenet será dia 15/10, segunda-feira, das 9h às 18h, no Auditório Landell. O evento é gratuito e aberto a todos os participantes do Futurecom. Para fazer a inscrição, clique aqui. Confira a programação completa do evento.  

Serviço:

O Futurenet será no dia 15/10, segunda-feira, das 9h às 18h, no Auditório Landell. O evento é gratuito e aberto a todos os participantes do Futurecom.

Programação: http://agenda.futurecom.com.br/grid/pt/15

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7MbZjaf56YH1dLuYfRAtiFQ8C5rq8azSu0T9gZuyEhFmOsQ/viewform

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
10/10/2018
05/10/2018
02/10/2018
28/09/2018
25/09/2018
21/09/2018
10/09/2018
28/06/2018
28/06/2018
08/06/2018
EDIÇÃO 25
agosto-outubro 2018
Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2018         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital