NOTÍCIAS
FAPESP e IBM buscam parceiros para centro de pesquisa em inteligência artificial
Por: Redação Abranet - 21/03/2019

Após anunciar, em fevereiro, um acordo de investimentos de USD 10 milhões para os próximos de dois a dez anos para a criação de um centro de pesquisa em engenharia em inteligência artificial no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a IBM Brasil abriram a chamada de propostas que visa a selecionar parceiros para a constituição do centro de IA.

O objetivo do novo centro, apoiado pela FAPESP no âmbito do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE), será desenvolver pesquisa disruptiva, com potencial para promover avanços científicos significativos na área e com aplicações em setores industriais estratégicos. Pelo acordo, a IBM entrará com USD 5 milhões e a outra metade caberá à Fapesp.

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da FAPESP, disse esperar receber propostas voltadas ao desenvolvimento de pesquisa avançada que seja mundialmente competitiva e que contemple a formação de recursos humanos em inteligência artificial. Segundo ele, há uma grande demanda por pesquisadores nessa área tanto no Brasil como em outros lugares do mundo.

As propostas poderão ser encaminhadas até o dia 15 de abril de 2019 por grupos de pesquisadores ligados a universidade ou instituição de pesquisa sediada no Estado de São Paulo e deverão ter uma componente básica e outra aplicada.

O programa de pesquisa do centro selecionado deverá incluir pesquisa básica para criar conhecimento competitivo internacionalmente, tendo em vista a possibilidade de aplicações em setores como recursos naturais (óleo e gás, mineração), agronegócio (inclusive genômica e biotecnologia), meio ambiente, setor financeiro e de saúde. O centro também poderá desenvolver estudos que explorem as implicações socioeconômicas da inteligência artificial nesses segmentos.

As propostas não devem cobrir obrigatoriamente todas essas áreas, explicou Luiz Nunes de Oliveira, coordenador adjunto da diretoria científica da FAPESP para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa. O objetivo é receber programas de pesquisa bem focados. Alguns dos focos das propostas deverão ser o desenvolvimento de algoritmos avançados para expandir as capacidades de aprendizado de máquina e aprendizado profundo (deep learning) e de novas aplicações para uso profissional da inteligência artificial em setores industriais.

Completam os temas de interesse a criação de sistemas com mais alto nível de raciocínio, a aceleração da disponibilidade de ferramentas que operem em língua portuguesa e a exploração da área para prover benefícios econômicos e sociais para um maior número de pessoas, países e empresas.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
18/11/2019
18/11/2019
01/11/2019
31/10/2019
30/10/2019
28/10/2019
28/10/2019
11/10/2019
13/09/2019
04/09/2019


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital