NOTÍCIAS
Bemol, na Amazônia, instala Wi-Fi, dá acesso gratuito e aumenta vendas
Por: Por Roberta Prescott* - 07/05/2019

A Bemol, uma rede de lojas varejistas da região da Amazônia Ocidental com pouco mais de 20 lojas físicas e três centros de distribuição localizados em Manaus, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco e cerca de 2.100 colaboradores, entendeu que a principal barreira para as vendas pelo comércio eletrônico nas cidades do interior do Estado do Amazonas era a falta de conexão à internet. Diante disso, decidiu expandir o projeto de conexão à internet aos clientes e instalou uma rede Wi-Fi na cidade de Autazes.

Após apenas um mês, a rede viu o número de pedidos subir de três para 120. Agora a empresa planeja expandir o projeto para outras regiões, conforme contou em entrevista à Abranet, Jesaias Arruda, responsável pelo departamento de tecnologia da informação da Bemol.  O projeto de Wi-Fi começou para atender a demandas internas, dentro das lojas, como, por exemplo, na área de logística e, depois, foram instalados coletores Wi-Fi para fazer o inventário das mercadorias.

Com a infraestrutura funcionando, foi levantada, internamente, a questão de por que não deixar o acesso à internet sem fio disponível para os clientes? Assim, a Bemol começou uma ação que ganhou ramificações ao longo dos anos e hoje é um importante vetor de negócios da companhia.  A Bemol implantou em suas lojas pontos de acesso Wi-Fi para os clientes.

Não há cobrança para navegar na internet, mas o tempo online é estabelecido segundo alguns critérios, como a categoria do cartão Bemol — são cinco categorias e o período de acesso vai de uma a seis horas, conforme o nível, e inadimplentes têm cinco minutos de internet. Atualmente, a Bemol contabiliza 1,6 milhão de clientes nos Estados Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. 

A Bemol, por meio de parceiros, instalou 99 hotspots e passou 10 quilômetros de rede fibra ótica. Depois, a varejista expandiu o projeto para o centro da cidade de Manaus, colocando 28 km de rede de fibra ótica e 350 hotspots.  O projeto trouxe resultado financeiro, de vendas e de marca para a rede varejista. Tanto é assim que a Bemol estuda fazer a mesma implantação em mais 30 cidades até dezembro deste ano. O case completo está na Revista Abranet 27, que chegará aos leitores do site da Abranet no final de maio.


Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
07/05/2019
27/03/2018
22/08/2017
EDIÇÃO 26
nov-dez 2018 / jan 2019
Estudo da Abranet revela a existência de um universo díspar entre os prestadores, o que impõe desafios à regulamentação mínima necessária para manter o mercado estruturado e o limite aceitável para a sobrevivência das empresas.
E muito mais...
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital