NOTÍCIAS
CGI.br pede liberação de financiamentos para os pequenos e médios prestadores de SCM
Por: Redação da Abranet - 11/05/2020

Agilizar os processos de liberação para financiamentos para os pequenos e médios prestadores de SCM, em condições compatíveis com a urgência imposta pelo cenário da pandemia, e fazer uso efetivo de fundos setoriais de telecomunicações para financiar os investimentos da infraestrutura de rede necessária, manter e ampliar o acesso à população de baixa renda, especialmente, àqueles em situação de vulnerabilidade social. Essas são algumas das recomendações que constam na nota emitida, nesta segunda-feira (11/5) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O CGI.br divulgou recomendações a governo, Legislativo, empresas e usuários sobre o uso da internet durante a pandemia de Covid-19. A entidade lembrou que o isolamento social traz consigo uma dependência excepcional das formas de comunicação e, especialmente, dos serviços de Internet, assim como da infraestrutura das redes de telecomunicação, e ressaltou a necessidade de garantir o pagamento de tais serviços, além da aplicação de recursos em financiamentos da expansão da infraestrutura de redes, sobretudo, em comunidades de periferias e localidades remotas.

O CGI.br também recomendou a remoção de barreiras legislativas e excesso de regulação à instalação de ERBs, torres de telecomunicações e passagem de redes de fibra óptica, e defendeu que os instrumentos de financiamento também sejam utilizados como fonte de recursos para acelerar a transformação digital do governo e da economia brasileira, bem como a inclusão digital da sociedade após a pandemia.

Às empresas de tecnologia da informação e comunicação, o CGI.br recomendou que os detentores de sistemas autônomos (ASN) redobrem os cuidados para prevenção e mitigação de ataques à sua rede e que mantenham os sistemas lógicos e físicos com proteção redundante, de forma a evitar ao máximo falhas como perda de pacotes, aumento de jitter, alta latência e principalmente indisponibilidades.

Às empresas de telecomunicações, incluindo os pequenos e médios prestadores de SCM, a entidade pediu que coloquem esforços para aumentar a capacidade e acelerar o ritmo de expansão de suas redes, no sentido de cobrir todas as áreas habitadas nos municípios brasileiros. 

Confira a íntegra da nota aqui

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
29/05/2020
22/05/2020
19/05/2020
12/05/2020
11/05/2020
07/05/2020
06/05/2020
28/04/2020
26/04/2020
24/04/2020


Copyright © 2014-2020         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital