NOTÍCIAS
CGI.br completa 25 anos com o desafio de garantir a integridade da Internet
Por: Roberta Prescott - 29/05/2020

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) completa 25 anos de existência no próximo dia 31 de maio. Em evento online, nessa sexta-feira (29/05), diversos conselheiros da entidade comentaram sobre o pioneirismo do Comitê Gestor no multissetorialismo na governança da Internet e falaram sobre seus principais marcos, como o Decálogo, um dos pilares que fundamentou o Marco Civil da Internet. 

O vice-presidente da Abranet, Eduardo Parajo, destacou que a política de criação de modelo multissetorial é um exemplo para o mundo. “O Decálogo foi um marco para a internet mundial, não apenas no Brasil; foi algo importante que o CGI.br fez para o mundo e que tem de ser constantemente defendido”, disse. 

Parajo encerra seu mandato à frente do conselho do CGI.br  neste ano. Em sua fala, ele ressaltou que a internet brasileira requer atenção integral. “A internet brasileira vive sofrendo riscos, com o legislativo querendo regulá-la. Sabemos como é importante o trabalho feito pelo CGI. É importante lutar para que a internet tenha governança multilateral sempre ativa e cada vez essa é a batalha a ser vencida”, assinalou. 

“Hoje, com desafios políticos e econômicos, é manter a rede em pé e ter em mente este novo capítulo para manter a rede segura e estável, porque a internet é de todos”, acrescentou Luiz Fernando Martins Castro, conselheiro do CGI.br. Ele  defendeu o modelo multissetorial e ressaltou que em um momento como o que vivemos agora com a pandemia da Covid-19 a internet estável, abrangente e acessível é fruto do que se construir nesses 25 anos. Para Hartmut Richard Glaser, secretário-executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br é experiência única e marcou a presença do Brasil na governança internacional.  

Prêmio

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, com o objetivo de reconhecer publicamente pessoas que contribuem ou contribuíram com o desenvolvimento da Internet no país, aproveitou o evento online para divulgar os vencedores do prêmio "DESTAQUES em Governança da Internet no Brasil".

"Escolhemos como símbolo do prêmio o Ipê, árvore símbolo do Brasil e acrônimo de IP - Internet Protocol (Protocolo Internet). Suas diversas cores representam, para nós, os distintos contrapontos que caracterizam nosso modelo multissetorial de construção de consenso, adotado desde a criação do CGI.br em 1995", complementa Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br. Confira a relação dos premiados no site: http://premiodestaques.cgi.br/premiados/.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
30/06/2020
29/06/2020
25/06/2020
24/06/2020
18/06/2020
18/06/2020
08/06/2020
03/06/2020
02/06/2020
01/06/2020


Copyright © 2014-2020         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital