NOTÍCIAS
Leilão: Cidades têm até 11 provedores disputando mesmo espectro
Por: Roberta Prescott - 18/12/2015

Uma rápida análise da lista prévia divulgada pela Anatel do leilão de sobras — ainda falta saber se as empresas se qualificam para obtenção de licença — mostra que em muitos municípios haverá grande disputa para ficar com o espectro, como nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em Minas Gerais, diversos municípios tiveram seis ou mais provedores de Internet interessados no espectro tais como Bueno Brandão, Cambuí, Camanducaia, Campo Belo, Extrema, Itajubá, Lavras, Montes Claros, Pouso, Poços de Caldas, entre outras. Outro Estado com alta disputa é Rio Grande do Sul, onde cidades como Bento Gonçalves, Canela, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Granado, Dois Irmãos, entre outros, têm cinco ou mais proponentes por lote.

Já em São Paulo, dez provedores de Internet apresentaram proposta para a capital, enquanto cinco ou mais disputam lotes em cidades como Guarulhos, Itanhaém, Jundiaí, Ourinhos, Santana do Parnaíba, Sorocaba, entre outras.

Na maior parte dos casos, a disputa se dá entre duas proponentes e há muitos lugares com quatro ou mais ofertas, como em Brasília (DF), Jijoca de Jericoacoara (CE), Caxias (MA), Lucas do Rio Verde (MT), Sorriso (MT), Canaã dos Carajás (PA), Marabá (PA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Recife (PE), Olinda (PE), Curitiba (PR), Francisco Beltrão (PR), Rio de Janeiro (RJ), Currais Novos (RN), Nova Cruz (RN), São Joaquim (SC), entre outras. Na contramão, no Alagoas, apenas a Rix Internet LTDA - EPP se interessou e fez ofertas para 11 municípios. No Amazonas, apenas três empresas fizeram propostas. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta sexta-feira (18/12) a lista pré-classificatória do leilão das sobras de faixas radiofrequências em 1,8 GHz, 1,9 GHz e 2,5 GHz. Foram recebidos 319 envelopes de provedores de Internet que demonstraram interesse nos lotes municipais para Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) oferecidos no leilão. O lote C ofertava faixas nas frequências 1.9 GHz e 2,5 GHz (bandas T e U), ambas em TDD — espectro que requer uma única banda, uma vez que tanto o downlink como o uplink estão na mesma frequência.

A lista foi elaborada apenas com base nas vias eletrônicas de proposta de preço entregues por meio do sistema SAPL. Não foram apreciados quaisquer aspectos relacionados às condições de participação previstas no edital de licitação pelas proponentes. Ou seja, não se pode dizer ainda quem conseguiu ou não as faixas.

Confira outras reportagens do especial sobre o leilão de sobras aqui

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:
09/03/2018
08/12/2017
21/11/2017
05/05/2017
17/11/2016
26/07/2016
12/07/2016
02/06/2016
10/05/2016
16/02/2016
EDIÇÃO 27
abril-junho 2019
A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
VEJA MAIS EDIÇÕES


Copyright © 2019         Abranet - Associação Brasileira de Internet         Produzido e gerenciado por Editora Convergência Digital